O Mercado Livre informou na segunda-feira 7 que os dados de cerca de 300 mil usuários da plataforma foram acessados, depois de detectar que parte de seu código-fonte foi alvo de acesso não autorizado. “Ativamos nossos protocolos de segurança e estamos realizando uma análise completa”, informou.
A companhia afirmou em comunicado que não encontrou nenhuma evidência de que seus “sistemas de infraestrutura tenham sido comprometidos ou que tenham sido obtidas senhas de usuário, saldos em conta, investimentos, informações financeiras ou de cartão de pagamento”.
Com cerca de 140 milhões de usuários únicos, o Mercado Livre é o maior portal de comércio eletrônico da América Latina e soma-se a Itaú Unibanco e Nubank, que tiveram problemas com tecnologia nas últimas semanas.
A suspeita é que o ataque ao site do Mercado Livre tenha sido promovido pelo grupo Lapsus.
Grupo Lapsus
O Lapsus vem se configurando como um dos principais grupos de ameaças cibernéticas em 2022. Além do ataque à Samsung, que resultou no vazamento de dados da empresa, o grupo também foi responsável pelos problemas que o Ministério da Saúde do Brasil enfrentou em dezembro passado, que deixaram a plataforma ConecteSus fora do ar.
Além disso, o Lapsus também foi o responsável pelo ataque digital que deixou as operações do Submarino e das Americanas alguns dias fora do ar em fevereiro, e o ataque que vazou dados da NVIDIA no final do mês passado.
Perguntem para o Edsin Fachon no STF . Isso é obra dos Russos e do pessoal da Macedônia !!😂
Segurança cibernética fraquíssima. Basta fazer uma compra no ML e você passa a receber todos os dias mensagens de que sua conta foi acessada. Já perdi dinheiro e o ML disse que o problema era meu… sabia que um dia ia dar merda. Reclamei e nada! Não cadastrem cartão de crédito ou usem Mercado Pago.
Compro no ML há muitos anos, sempre com cartão de crédito, e nunca tive problemas.
só a urna eletrônica é inviolável, confia!
Este pessoal deveria aprender com o TSE…lá não acontece estas coisas…
Deveriam se aconselhar com o iluministro Barroso e com o TSE que possui o único sistema inviolável do planeta.