Dados de 300 mil clientes do Mercado Livre são vazados

Plataforma pode ter sido alvo de ataque hacker
-Publicidade-
Com cerca de 140 milhões de usuários únicos, o Mercado Livre é o maior portal de comércio eletrônico da América Latina
Com cerca de 140 milhões de usuários únicos, o Mercado Livre é o maior portal de comércio eletrônico da América Latina | Foto: Divulgação/Mercado Livre

O Mercado Livre informou na segunda-feira 7 que os dados de cerca de 300 mil usuários da plataforma foram acessados, depois de detectar que parte de seu código-fonte foi alvo de acesso não autorizado. “Ativamos nossos protocolos de segurança e estamos realizando uma análise completa”, informou.

A companhia afirmou em comunicado que não encontrou nenhuma evidência de que seus “sistemas de infraestrutura tenham sido comprometidos ou que tenham sido obtidas senhas de usuário, saldos em conta, investimentos, informações financeiras ou de cartão de pagamento”.

Com cerca de 140 milhões de usuários únicos, o Mercado Livre é o maior portal de comércio eletrônico da América Latina e soma-se a Itaú Unibanco e Nubank, que tiveram problemas com tecnologia nas últimas semanas.

-Publicidade-

A suspeita é que o ataque ao site do Mercado Livre tenha sido promovido pelo grupo Lapsus.

Grupo Lapsus

O Lapsus vem se configurando como um dos principais grupos de ameaças cibernéticas em 2022. Além do ataque à Samsung, que resultou no vazamento de dados da empresa, o grupo também foi responsável pelos problemas que o Ministério da Saúde do Brasil enfrentou em dezembro passado, que deixaram a plataforma ConecteSus fora do ar.

Além disso, o Lapsus também foi o responsável pelo ataque digital que deixou as operações do Submarino e das Americanas alguns dias fora do ar em fevereiro, e o ataque que vazou dados da NVIDIA no final do mês passado.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Segurança cibernética fraquíssima. Basta fazer uma compra no ML e você passa a receber todos os dias mensagens de que sua conta foi acessada. Já perdi dinheiro e o ML disse que o problema era meu… sabia que um dia ia dar merda. Reclamei e nada! Não cadastrem cartão de crédito ou usem Mercado Pago.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.