Netflix perde assinantes pela primeira vez em uma década

Cerca de 200 mil consumidores deixaram a plataforma de streaming no primeiro trimestre de 2022
-Publicidade-
Netflix acena com assinaturas mais baratas e anúncios dentro da plataforma
Netflix acena com assinaturas mais baratas e anúncios dentro da plataforma | Foto/Reprodução: Divulgação

Líder do mercado internacional de streaming, a Netflix perdeu assinantes pela primeira vez em uma década. A empresa de entretenimento anunciou na última terça-feira, 19, que cerca de 200 mil pessoas deixaram a plataforma no primeiro trimestre do ano.

Atualmente, a plataforma conta com 221 milhões de assinantes ao redor do mundo. A última vez que a Netflix havia registrado baixa em sua base de consumidores havia sido em 2011.

Em comunicado aos acionistas da empresa, a direção da Netflix argumentou que a inflação global, aliada à guerra na Ucrânia, impactou o negócio nos primeiros meses de 2022. A região da Ásia e países do Pacífico foi a única a registrar aumento de assinantes no período.

-Publicidade-

A empresa manifestou ainda esperar que a tendência de debandada de assinantes continue no próximo trimestre, mesmo com lançamentos considerados grandes, como a nova temporada da série Stranger Things.

Antes de 2022, a previsão da Netflix era de ganho de 2,5 milhões de assinantes no primeiro trimestre do ano. No entanto, somente a decisão de cancelar o serviço na Rússia, acompanhando retaliação do mercado ao país em razão do conflito na Ucrânia, fez a plataforma perder 700 mil consumidores.

Outra preocupação da empresa incluída no relatório do trimestre é o compartilhamento de senhas entre usuários e parentes e amigos. Neste ano, a empresa começou a estudar modelos de acesso em alguns mercados que inibem a prática, com a cobrança de uma taxa adicional.

Nesse cenário, os executivos da Netflix também disseram que agora estão abertos a pensar em soluções inéditas na plataforma, como permitir publicidade dentro do serviço. Em troca, a empresa sinaliza que poderia reduzir o preço das assinaturas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.