Pesquisa: governos são os principais alvos de hackers no Brasil

Indústria e saúde também estão na mira de ciberataques
-Publicidade-
Número de ciberataques subiu conforme aumentou a digitalização de empresas e indivíduos
Número de ciberataques subiu conforme aumentou a digitalização de empresas e indivíduos | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Um estudo da consultoria especializada em cibersegurança TrendMicro mostra que as diferentes esferas dos governos do Brasil são o alvo preferido de hackers para ataques cibernéticos, conta uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

Em 2020, as ameaças ao segmento governamental corresponderam a 35,3% do total. Indústria (9,7%) e saúde (9,2%) ficaram em segundo e terceiro lugares do ranking. Em 2019, o governo também ocupou o primeiro lugar, com 40% dos ataques, seguido da área de saúde, com 11%, e pela indústria, com 9%. A fragilidade das informações é um dos motivos para os governos serem alvos preferenciais, de acordo com o especialista da TrendMicro Renato Tocaxelli. Elas são mais abertas e divulgadas do que em empresas fechadas.

A comparação global em 2020 destoa da brasileira. No mundo, o governo não é a categoria mais atacada. A indústria lidera a lista, com 19,1%; seguida por governo, com 13,9%. Educação ocupa o terceiro lugar, com 10%. Saúde vem em quarto lugar, com 9,6%. No ano anterior, em 2019, a estrutura se manteve igual, com pouca variação porcentual, diz a reportagem.

-Publicidade-

Segundo especialistas em cibersegurança, a quantidade de ciberataques aumentou conforme cresceu a digitalização das empresas e dos indivíduos, que não fortaleceram suas redes contra agentes externos.

Leia também: “Dados de 700 milhões de usuários do LinkedIn foram expostos”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site