publicidade
Tecnologia

Quais dados o Google coleta dos usuários do iOS?

Gmail e YouTube colhem informações diferentes

google - ios
google - ios

Dois serviços mantidos pelo Google revelaram quais as informações que captam dos donos de smartphones da Apple. Com a atualização desta semana, os usuários do sistema operacional iOS souberam, por exemplo, que YouTube e Gmail agem de forma distinta na coleta de dados.

Leia mais: “WhatsApp vai restringir uso a quem não aceitar política de privacidade”

Receba nossas atualizações

No Gmail, a lista de itens é mais enxuta. De acordo com o próprio Google, o serviço gratuito de e-mail salva três tipos de informações relativas ao usuário: localização, identificação (dados pessoais que ajudem a identificar a pessoa) e dados de utilização (nessa parte, a empresa reforça o quesito de anúncios).

Para o YouTube, contudo, os tópicos dobram. Além de localização, identificação e dados de utilização, outros três itens surgem em relação à tarefa de coletar dados do público. Assim, a plataforma de vídeos revela que salva o histórico de buscas no ambiente e o histórico de navegação como um todo. Por fim, há o aviso de captura de quatro informações no campo “contato”: endereço físico, e-mail, nome e número de telefone.

O Google reforça que os dados dos usuários não são repassados a terceiros, mas ajudam a inteligência artificial da empresa a segmentar anúncios junto a campanhas publicitárias de seus clientes, observa o site Tecmundo.

Google, Apple e dados abertos

A postura do Google não foi por acaso. O gigante da internet atendeu à nova regra imposta pela Apple aos desenvolvedores. Para ganhar vez na versão 14 do iOS, as empresas devem tornar pública a quantidade de informações que captam dos usuários, além de informar para qual finalidade esses itens são coletados.

Leia também: “O desastre dos megavazamentos de dados”, matéria do editor-assistente Cristyan Costa publicada na Edição 48 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade