Quais dados o Google coleta dos usuários do iOS?

Gmail e YouTube colhem informações diferentes
-Publicidade-
Google: informações sobre coleta de dados
Google: informações sobre coleta de dados | Foto: Solen Feyissa/Unsplash

Dois serviços mantidos pelo Google revelaram quais as informações que captam dos donos de smartphones da Apple. Com a atualização desta semana, os usuários do sistema operacional iOS souberam, por exemplo, que YouTube e Gmail agem de forma distinta na coleta de dados.

Leia mais: “WhatsApp vai restringir uso a quem não aceitar política de privacidade”

-Publicidade-

No Gmail, a lista de itens é mais enxuta. De acordo com o próprio Google, o serviço gratuito de e-mail salva três tipos de informações relativas ao usuário: localização, identificação (dados pessoais que ajudem a identificar a pessoa) e dados de utilização (nessa parte, a empresa reforça o quesito de anúncios).

Para o YouTube, contudo, os tópicos dobram. Além de localização, identificação e dados de utilização, outros três itens surgem em relação à tarefa de coletar dados do público. Assim, a plataforma de vídeos revela que salva o histórico de buscas no ambiente e o histórico de navegação como um todo. Por fim, há o aviso de captura de quatro informações no campo “contato”: endereço físico, e-mail, nome e número de telefone.

O Google reforça que os dados dos usuários não são repassados a terceiros, mas ajudam a inteligência artificial da empresa a segmentar anúncios junto a campanhas publicitárias de seus clientes, observa o site Tecmundo.

Google, Apple e dados abertos

A postura do Google não foi por acaso. O gigante da internet atendeu à nova regra imposta pela Apple aos desenvolvedores. Para ganhar vez na versão 14 do iOS, as empresas devem tornar pública a quantidade de informações que captam dos usuários, além de informar para qual finalidade esses itens são coletados.

Leia também: “O desastre dos megavazamentos de dados”, matéria do editor-assistente Cristyan Costa publicada na Edição 48 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site