Com a pandemia da covid-19, a comercialização de produtos on-line aumentou. Pensando nisso e em melhorar a escolha feita por clientes, pesquisadores da Universidade de Wageningen (WUR), na Holanda, criaram um óculos de realidade virtual que avalia o sabor de frutas e legumes.
“A cura na realidade virtual”, artigo publicado na Edição 42 da Revista Oeste
Os óculos são semelhantes aos usados para leitura. A diferença é que são conectados a um smartphone. Com isso, uma foto do supermercado montado na WUR é reproduzida em 360°, o que permite ao consumidor se “teletransportar” até as gôngolas do mercado para descobrir as características das frutas e legumes que pretende comprar.
Para avaliação do sabor, existem dois tipos de painéis. No primeiro, é feita a análise sensorial dos produtos. Nesse caso, os especialistas são treinados para identificar e descrever rigorosamente as características das mercadorias — por exemplo, doçura, suculência ou firmeza de produtos como maçã, cenoura ou beterraba. Já no segundo tipo, as considerações são feitas pelo próprio cliente, que testa o gosto da fruta ou legume. Depois os dados também são compartilhados com outros usuários.
Leia também: “Startup alemã de táxi aéreo urbano recebe aval de produção”