SpaceX, de Elon Musk, vai lançar 2 satélites brasileiros

O transporte foi contratado pela fabricante Iceye
-Publicidade-
Lançamento de foguetes da SpaceX | Foto: Reprodução/SpaceX
Lançamento de foguetes da SpaceX | Foto: Reprodução/SpaceX

A SpaceX, empresa comandada por Elon Musk, vai colocar dois satélites brasileiros em órbita nesta quarta-feira, 25. O lançamento está programado para às 15h25 e partirá do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Os dois satélites, chamados Carcará I e II, fazem parte do Projeto Lessonia 1, uma parceria da Força Aérea, iniciada em 2019, com a fabricante finlandesa Iceye. O transporte pela SpaceX foi contratado pela empresa da Finlândia, de acordo com a revista Exame.

-Publicidade-

Por meio do Projeto Lessonia, o governo brasileiro poderá fazer imagens de alta resolução tanto de dia quanto de noite, independentemente das condições climáticas. Essa tecnologia poderá ser usada, por exemplo, para monitorar queimadas em florestas com maior precisão.

Além disso, as imagens obtidas vão servir para combater o tráfico de drogas, a mineração ilegal, atualizar dados cartográficos, determinar a navegabilidade dos rios, o monitoramento de desastres naturais e apoiar as operações de vigilância e controle de fronteiras. Segundo a FAB, cada um dos satélites Carcará tem 1 metro cúbico, pesa 100 quilos e possui cinco painéis solares e potência de 300 watts.

SpaceX

Fundada por Musk, a SpaceX faz lançamentos com foguetes de fabricação própria que são reaproveitáveis, reduzindo os custos da operação. A empresa, que tem contratos firmados com a Nasa, pretende viabilizar viagens espaciais para civis e a colonização de Marte.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Vai derrubar a narrativa imbecil dos ecodebiloides , vendilhões da pátria e de artistas babacas.🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  2. O SATÉLITE FOI FEITO NA FILLÂNDIA … e é para monitorar a Amazonas Azul… Não tem NADA de brasileiro nesse satélite. Nadinha de nada!

  3. SpaceX, de Elon Musk – muito relevante para o Brasil – a lacração não passa de um esgoto fedido ao extremo…quando pensam e/ou protestam fede igual a fezes de gato!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.