O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de ração animal. A marca aparece no relatório Perspectivas do Setor Agroalimentar 2023. O documento é da Alltech, um gigante do mercado.
De acordo com os dados, o Brasil produziu quase 82 milhões de toneladas de ração animal em 2022. Assim, o resultado representa um crescimento próximo de 1% sobre o ano anterior. Em expansão tiveram destaque, respectivamente, os produtos destinados às aves da produção de ovos (4%), ao gado de corte (3%) e à engorda de frangos. A pesquisa prevê ainda que o setor continue expandindo em 2023.
No mundo todo, a Alltech estima que a fabricação esteja distribuída em cerca de 28 mil fábricas. Elas estão distribuídas 148 países e geraram 1,3 bilhão de toneladas desse produto no ano passado.
A China concentrou a maior quantidade: por volta de 260 milhões de toneladas. Em sequência aparecem os Estados Unidos: 240 milhões toneladas. Entre os dez maiores fornecedores globais também estão Índia, México, Rússia, Espanha, Vietnã, Argentina e Alemanha. Juntas, essas nações controlam cerca de 800 milhões toneladas.
Desse modo, pelas estimativas da Alltec, somados esses dez países controlam 65% de todo o fornecimento global do produto. No caso do Brasil, a fatia fica próxima de 7% da produção global de ração animal.
Leia também: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste