520 mil ovos chegam ao Butantan para produção da ButanVac

Segundo o governador de São Paulo, João Doria, até 100 milhões de doses do imunizante contra a covid-19 serão fabricadas até junho
-Publicidade-
Ovos são usados na fabricação de imunizantes
Ovos são usados na fabricação de imunizantes | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira, 30, a chegada de 520 mil ovos aos laboratórios do Instituto Butantan, localizado na capital paulista, que serão utilizados na produção da ButanVac, imunizante contra a covid-19 desenvolvido com tecnologia norte-americana. “Vamos produzir 18 milhões de doses da nova vacina do Butantan até junho. O número de imunizantes poderá chegar até 100 milhões de doses, ainda este ano, para imunizar os brasileiros”, afirmou o governador, em vídeo publicado nas mídias sociais.

Em reportagem publicada na Edição 55 da Revista Oeste, o agrônomo Evaristo de Miranda explicou, em primeira mão, o potencial promissor de ovos embrionados na fabricação de imunizantes contra as mais variadas doenças. “Anualmente, de 60 milhões a 70 milhões de ovos embrionados são fornecidos pelo agro entre os meses de setembro e abril para produzir vacinas contra a influenza nas campanhas contra a gripe”, explicara o agrônomo, ao lembrar que os ovos também são matéria-prima para as vacinas contra a febre amarela, entre outras doenças letais.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus do Estado de São Paulo, Paulo Menezes, a ButanVac deve ter maior eficácia comparada aos demais imunizantes usados contra a covid-19. “A vantagem da ButanVac é que a resposta imune talvez seja mais intensa do que as [vacinas] com o vírus inativado”, disse Menezes, durante entrevista concedida ao jornal Valor Econômico. A CoronaVac, por exemplo, é feita com o vírus inativado. Ela também é produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Leia também: “Doria anuncia início da produção da ButanVac e pede ‘senso de urgência’ à Anvisa”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.