Brasil registra primeiro caso de cão infectado com varíola dos macacos

O animal pertence a um homem que contraiu a doença no começo de agosto
-Publicidade-
Vírus da varíola
Vírus da varíola | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que um cão foi infectado com varíola dos macacos em Juiz de Fora. Trata-se do primeiro caso no Brasil de contaminação de um animal. O filhote, de cinco meses, pertence a um homem que estava com a doença desde o começo de agosto.

Segundo nota da secretaria, o cão foi submetido a exame laboratorial de biologia celular (qPCR), cujo resultado positivo foi informado na segunda-feira 22. O animal apresentou os primeiros sintomas no dia 13: ele tinha prurido, lesões na pele, pústula e crostas no dorso e pescoço.

O dono do cão, quando atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Juiz de Fora, em 8 de agosto, foi orientado a manter o animal em isolamento e a adotar medidas para evitar a contaminação, como uso de luvas, máscara e de roupas compridas, que evitassem o contato do cão com as feridas.

-Publicidade-

De acordo com a secretaria, o paciente e o cão estão em isolamento domiciliar e passam bem. O outro morador da residência, cuja idade e sexo não foram divulgados pela secretaria, não apresentou sintomas. “O único contato humano domiciliar do paciente continua assintomático e segue em monitoramento”, diz a nota.

No Brasil, até agora, não havia evidência documentada de transmissão da doença do ser humano para animais ou de animais para o ser humano. Existem dois relatos no mundo, nos EUA e França, cujo estudo foi publicado na revista médica The Lancet. 

Até agora o Brasil registrou 3,8 mil casos de varíola dos macacos e uma morte. Trata-se de doença que tem cura e de pouca gravidade quando tratada precocemente.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.