publicidade
Brasil

Ciclone extratropical deixa 21 mortos no Rio Grande do Sul

Mais de 52 mil pessoas foram afetadas

ciclone extratropical rio grande do sul 3
O ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deixou o estado em “grande perigo”, com queda de granizo, chuvas de até 100 milímetros (mm) e rajadas de vento intensas, de até 100 km/h | Foto: Reprodução/CNN Brasil

O ciclone extratropical deixou 21 mortos no Rio Grande do Sul e uma pessoa morta em Santa Catarina.

Uma vistoria dos bombeiros no município de Muçum, no Rio Grande do Sul, localizou 15 corpos, o que contribuiu para a contagem do número de vítimas aumentar.

Receba nossas atualizações

Os corpos estavam em diferentes residências, na mesma localidade da cidade, segundo a Defesa Civil. O Rio Grande do Sul já havia confirmado outras seis mortes antes.

O ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deixou o Estado em “grande perigo”, com queda de granizo, chuvas de até 100 milímetros (mm) e rajadas de vento intensas, de até 100 km/h.

Ciclone extratropical afeta 52 mil pessoas no Rio Grande do Sul

ciclone extratropical rio grande do sul 4
1.650 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 3 mil ficaram desalojadas | Foto: Reprodução/CNN Brasil

Mais de 52 mil pessoas foram diretamente afetadas pelo ciclone extratropical — 1.650 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 3 mil ficaram desalojadas até o fim desta terça-feira, 5, segundo dados da Defesa Civil Estadual.

Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, coronel e subchefe da Defesa Civil, disse que as autoridades estão preocupadas “com a volta da chuva no Estado” na quinta-feira 7, especialmente porque o nível da água das enchentes ainda não baixou.

Nesta terça, um policial da Brigada Militar resgatava uma idosa em um helicóptero do governo estadual quando o cabo que os sustentava se rompeu e os dois caíram no Rio Taquari. Os profissionais de resgate recuperaram o corpo da idosa, e o policial foi resgatado em estado grave e encaminhado para um hospital da região, de acordo com o portal Uol.

Leia também

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, disse que recebeu a notícia sobre a confirmação do aumento do número de mortes “com muita tristeza” em uma coletiva de imprensa. “Causa imensa dor, já configurando o maior número de mortes de um evento climático no Rio Grande do Sul.”

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disse que pessoas em áreas afetadas por tempestades devem desligar aparelhos eletrônicos, observar alterações nas encostas, permanecer em locais de abrigo e proteger seus pertences em sacos plásticos em caso de inundações.

O órgão também orienta que a população busque mais informações sobre os eventos climáticos com a Defesa Civil, ligando para 199, e com o Corpo de Bombeiros, ligando 193.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade