Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ignora imunizante anunciado pela Rússia
No dia em que Vladimir Putin anunciou ao mundo que a Rússia se tornou o primeiro país a registrar uma vacina contra o novo coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforça que o imunizador ainda não foi registrado no Brasil. O órgão, aliás, aproveitou para avisar que qualquer vacina — de combate à covid-19 ou a outras doenças — precisa passar por quatro etapas de avaliação para ter sua aplicação em seres humanos autorizada no país.
Leia mais: “Covid-19: Brasil tem 2,2 milhões de recuperados”
4 itens
Gerente de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes detalhou os quatro requisitos que precisam ser cumpridos para que uma vacina seja aprovada no Brasil. Em entrevista a Os Pingos nos Is, programa da Jovem Pan que tem Augusto Nunes e Guilherme Fiuza em seu time de comentaristas, ele destacou:
1- Segurança e eficácia
“É preciso ter a certeza de que essa vacina é segura nas doses que são pretendidas e se ela realmente vai funcionar. Devemos responder a perguntas do tipo: quanto tempo a pessoa vai ficar imunizada? Quantas doses serão necessárias?”
2- Tecnologia
“A gente precisa saber como essa vacina é fabricada, se o local tem condições técnicas e operacionais para funcionar e quais os controles de qualidade que garantem que o produto se manterá estável.”
3- Bula e rotulagem
“São dados que devem constar tanto no rótulo quanto na bula para informar o médico e o paciente sobre os possíveis riscos e o modo como a vacina deve ser administrada.”
4- Segurança do medicamento (farmacovigilância)
“Ou seja: como a empresa que vai registrar esse imunizante acompanhará seu desempenho após a administração na população, pois vacinas podem apresentar efeitos de longo prazo.”
Tudo isso protocolado, com 4 vias, anexando original e cópia de CPF, identidade e certidão de nascimento ou de casamento. Horário de atendimento: de 11 às 13 horas, de terça à quinta-feira. E é obrigatório o uso de máscara e manter distância de 2 metros entre as pessoas. Atendimento máximo por dia: 3 pessoas.
(E torça para não entrarem em greve!)
Pobres dos brasileiros! No ritmo da Anvisa, certeza que seremos os últimos no mundo a usufruir da dita cuja vacina! Seja ela qual for!!
E se todas estas perguntas forem feitas a um chinês mentiroso; Fica aprovada a dita cuja?