Uma pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) mostra que 98% dos hospitais privados registraram diminuição das internações por covid-19 nos últimos 10 dias.
A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está abaixo de 50% da capacidade em 66% dos hospitais pesquisados. No levantamento anterior, realizado entre os dias 12 e 17 de agosto, apenas 11% dos hospitais registravam essa ocupação.
Na metade das unidades hospitalares pesquisadas a predominância atual nos leitos de UTI é de idosos acima de 70 anos.
O presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, atribui os índices positivos à vacinação em massa contra a covid-19. Segundo o governo do Estado, 52% da população está com o esquema vacinal completo.
Leia também: “SP reduz de 12 para oito semanas intervalo entre doses da Pfizer”
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 21 de setembro com 60 hospitais privados de São Paulo, sendo 27% da capital e 73% do interior. Juntos, eles somam 2.454 leitos de UTI e 4.157 leitos clínicos.
Tanto a chamada da matéria quanto a própria não têm lógica. Apresentam um fato e em vez de seguir analisando o fato passam para outro assunto desconexo.