Muitos não conseguiam voltar por causa das medidas de isolamento social que, em determinados países, ficaram muito restritivas
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou ontem os dados referentes à quantidade de brasileiros que, retidos em outros países por causa da pandemia de coronavírus, foram repatriados até 21 de abril.
Graças ao apoio das embaixadas, consulados e aviões da Força Aérea Brasileira, 15.500 brasileiros retornaram de diversos países: Reino Unido, Egito, Portugal, Austrália, Índia, entre outros.
Muitos deles não conseguiam voltar ao Brasil porque voos haviam sido cancelados e as medidas de isolamento social, em determinados lugares, tornaram-se cada vez mais restritivas.
Auxílio consular
Em Brasília, o Itamaraty organizou o Grupo Consular de Crise, que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. Disponibilizou, ademais, um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior afetados pela pandemia.
O MRE tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar dados sobre medidas de restrição de circulação estabelecidas pelo governo local, voos de volta para o Brasil e medidas de apoio aos brasileiros.
Com informações do Ministério das Relações Exteriores