“São dezenas de voos levando EPIs para todo o Brasil. É um reforço do governo a fim de que não haja falta desses itens”, garantiu o ministro Eduardo Pazuello
O Ministério da Saúde já distribuiu 115,2 milhões de equipamentos de proteção (EPIs) para os profissionais de saúde de todo o país. Portanto, o objetivo é reforçar a linha de frente que atua no combate ao coronavírus.
De acordo com a pasta, todos os Estados mais o Distrito Federal foram contemplados. Entre os itens estão máscaras, aventais, óculos, protetores faciais, toucas, luvas e álcool em gel.
Leia mais: Acompanhe a evolução da covid-19 no Brasil e no mundo
“São dezenas de voos levando EPIs para todo o Brasil. É um reforço do governo para que não faltem equipamentos nos Estados”, garante o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.
Segundo ele, caso haja alguma dificuldade para a obtenção dos itens, a pasta tem de ser acionada. Confira a quantidade de EPIs distribuídos entre a primeira quinzena de março e o dia 7 de junho deste ano:
1- 3,9 milhões entregues às forças de segurança pública;
2- Estados receberam 530,2 mil litros de álcool;
3- 2,9 milhões de aventais;
4- 34,6 milhões de luvas;
5- 5,3 milhões de máscaras N95;
6- 53,1 milhões de máscaras cirúrgicas;
7- 1,4 milhão de óculos de proteção
8- 15,4 milhões de toucas;
9- 1,2 milhão de protetores faciais.
Assim sendo, os materiais foram entregues para as Secretarias Estaduais de Saúde, responsáveis por definir quais os serviços de saúde vão recebê-los, a partir de um planejamento local.
Os estados omitem tudo que estão recebendo da UNIÃO. Governo Federal.