A vacinação contra a covid-19 foi suspensa temporariamente em Manaus nesta quinta-feira, 21. Segundo a prefeitura e a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, a paralisação ocorre para redefinição das prioridades dentro do grupo que deve receber as primeiras doses do imunizante enviadas pelo governo federal.
De acordo com as autoridades, a vacinação deve ser retomada amanhã, sexta-feira 22, após a reformulação dos critérios de prioridade para a imunização, que deve focar em profissionais de saúde expostos à covid-19. A cidade teria recebido doses suficientes para vacinar apenas 34% dos profissionais da área.
A prefeitura afirmou ainda que a suspensão atende à recomendação de órgãos de controle locais, que solicitaram ao governo estadual a reorganização do plano de distribuição da vacina “com os critérios de definição de prioridades baseados na exposição ao risco, comorbidades e faixa etária”.
O Amazonas recebeu 282.320 doses da CoronaVac. Como são necessárias duas doses do imunizante para garantir a proteção contra o coronavírus, inicialmente o Estado previa a vacinação de 100.642 indígenas; 29.361 profissionais de saúde; 400 idosos com mais de 60 anos que vivem em abrigos e 60 portadores de necessidades especiais também institucionalizados.
Do total de doses recebidas, 13.046 fazem parte da chamada “reserva técnica”, criada devido à possibilidade de perda do material em acidentes ou de contaminação.
Leia também: “Coronavírus: em Manaus, filhos de famílias influentes recebem nomeações na Saúde na semana da vacinação”
Longe de mim ser xenófobo, mas francamente, esses mais de 100 mil indígenas estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia ? Vão deixar de vacinar profissionais da saúde pra vacinar os índios ? Isso é o cúmulo da hipocrisia.
Cadê o conteúdo da matéria sobre “Doria na mira do MP?!”.
Será que os hackers derrubaram o conteúdo da matéria?!
Por que eu clico na reportagem e não abre nada?!!!
https://revistaoeste.com/oeste/doria-na-mira-do-mp-procurador-ve-sobrepreco-em-compra-de-mascaras/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification-feed