Na condição de ministro da Saúde, ele ignorou um parecer de entidade médica a favor do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina contra a covid-19
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta criticou ontem o governo Bolsonaro depois de o Ministério da Saúde alterar o protocolo de contagem de mortos pela covid-19.
“Querem maquiar os números, mas neste caso nem seria uma maquiagem, seria uma cirurgia plástica”, afirmou Mandetta, ao lado do ministro Gilmar Mendes, numa live.
De acordo com ele, sem informar da maneira correta, o “Estado pode ser mais nocivo do que o vírus”.
Leia mais: A solução que venceu a ideologia
Conforme noticiou Oeste, quando chefiava a pasta, Mandetta ignorou um parecer de entidade médica a favor da cloroquina e da hidroxicloroquina, para tratar quadros leves de coronavírus.
À época, o então ministro recomendou o uso do remédio apenas para pacientes em estado grave.
“O protocolo terapêutico precoce está alinhado às melhores evidências científicas que se disponibilizam nesse momento emergencial da crise epidemiológica”, informa o texto recebido por Mandetta.
OMS recua
Depois de anunciar a suspensão dos estudos com a cloroquina e a hidroxicloroquina com base num estudo equivocado da revista The Lancet, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu reverter a decisão.
Dados recolhidos pela própria OMS garantem: o medicamento não traz riscos evidentes. Mais de 3,5 mil pacientes de coronavírus de 35 países já fazem parte de testes de eficácia de possíveis remédios para a doença.
Pacientes que tiveram a covid-19 ouvidos por Oeste relataram que o uso do remédio no estágio inicial da doença ajudou a combater o patógeno.
O sucesso da utilização da cloroquina e da hidroxicloroquina fez com que no fim de maio, o Ministério da Saúde aprovasse um protocolo que incluiu a medicação entre os que são utilizados no Sistema Único de Saúde.
A maior doença do Brasil, não é a Covid-19 mas sim a Covid-20, causada pelo Propinavírus. Sabem disto. O montante despendido hoje para manter a elite do funcionalismo público público é abusivo e absurdo e, não há dúvida, que isto está levando o País para o fundo do Poço. Privilégios e mais privilégios, fazem com que muitos ganhem mais do que 50 salários mínimos mensais – O País não aguenta e está prestes a pipocar. Municípios já quebraram e Estados estão quebrando. Logo, logo, os efeitos desta Epidemia de benefícios, chegarão no Governo Central.
Mandetta ? é Hipócrita! Quando no Governo era uma fada, agora uma bruxa?
Politiqueiro!
Ó Mandela ,segundo o STF quem resolve a pandemia sao os prefeitos e governadores.o que o governo federal tá fazendo e checar sd REALMENTE ESTA TODO MUNDO morrendo de covid ,porque esse ano no Brasil ninguém morreu mais de nada.
DOUTOR MUTRETA fazendo das suas peraltices….
Um ex-Ministro investigado por corrupção em sua gestão, quer “acusar” o governo de fraude… QUE PIADA!! A PF vai descobrir a sua farsa, Mandetta!! E como seus comparsas nas secretarias estaduais e municipais FRAUDARAM números de óbitos por Covid. Aguardando as investigações da Operação “DISMORREU” por Covid.???♂️?♀️