Só estabelecimentos considerados de serviços essenciais poderão funcionar na capital gaúcha a partir de terça-feira
Enquanto outras cidades estão reabrindo setores da economia em ações de superação ao vírus chinês, a capital gaúcha vai na contramão. Isso porque o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), publicou decreto impondo novas regras de confinamento. A partir de terça-feira, 7, por exemplo, apenas o comércio considerado provedor de serviços essenciais poderá funcionar. Nesse sentido, há restrições até de circulação.
Leia mais: “Pré-candidato do PT à prefeitura de BH tem apelido na Odebrecht”
Entre os estabelecimentos que serão fechados por 15 dias estão academias, barbearias e salões de beleza. O Mercado Público e o Mercado Bom Fim também ficarão sem abrir ao público pelo mesmo período de tempo. Poderão, contudo, funcionar no modelo de delivery. Demais mercados e hipermercados poderão funcionar, mas sem lotação máxima. Terão que controlar a entrada, permitindo apenas 50% da capacidade — e terão de recomendar que apenas um integrante da família vá às compras.
Parques e cultos
As restrições impostas também impactam os parques públicos de Porto Alegre, que estarão fechados a partir de amanhã. Dessa forma, o público só poderá voltar a circular nos parques Moacyr Scliar, Chico Mendes, Germânia, Gabriel Knijnik e Maurício Sirotsky Sobrinho a partir de 23 de julho. Para cultos e missas, a norma define que as atividades só poderão ocorrer de modo online.
“Infelizmente, as projeções de aumento da demanda por UTIs se concretizaram”
De acordo com o prefeito de Porto Alegre, as medidas rígidas se fazem necessárias como forma de combater à covid-19. “Se antes estávamos em um momento de alerta, agora é de perigo. Infelizmente, as projeções de aumento da demanda por UTIs se concretizaram e precisamos controlar a contaminação. Para isso, é necessário que as pessoas circulem menos e fiquem em casa”, disse Marchezan Jr.. “Nenhum lugar do mundo conseguiu frear o avanço da doença sem aplicar o isolamento social”, complementou o mandatário da capital gaúcha, conforme noticiado pelo site do Correio do Povo.