Sorologia era realizada gratuitamente em moradores com sintomas da doença; 230 pessoas receberam resultados positivos para a doença
Um drive-thru de testes de covid-19 foi montado em Santos, maior cidade litorânea do Estado de São Paulo, no final de semana. No total, 4.014 sorologias foram realizadas em moradores da cidade, que, para fazerem o exame, precisavam estar sentindo sintomas da doença, levar um documento com foto e um comprovante de residência à Arena Santos.
Na ação, 230 pessoas receberam resultados positivos e foram encaminhadas a unidades de saúde da cidade para fazerem o RT-PCR, exame laboratorial padrão ouro, para confirmar a presença do vírus.
“Estamos buscando a verdade. E quem procura acha. Quanto mais gente testamos, mais encaminhamos para tratamento e mais salvamos vidas. Salvar vidas é a nossa missão”, afirmou o prefeito santista, Paulo Alexandre Barbosa em live realizada neste domingo.
A testagem no local será continuada até a próxima quarta-feira.
Durante a transmissão, Barbosa também anunciou os resultados da da terceira fase da pesquisa científica Epicobs (Epidemiologia da Covid-19 na Região Metropolitana da Baixada Santista), concluída nesta sexta-feira. A pesquisa apontou que 8 mil habitantes da cidade já devem ter anticorpos para o coronavírus.
Até o momento, a cidade tem confirmados 3.640 casos e 151 mortes.