Estudo preliminar indica eficácia da CoronaVac contra variante de Manaus

Imunizante é 50% eficaz na prevenção da covid-19, entre casos sintomáticos da doença, após 14 dias da aplicação da primeira dose
-Publicidade-
Resultados de estudo que mostrou eficácia da CoronaVac contra a variante P.1 são encorajadores, dizem cientistas
Resultados de estudo que mostrou eficácia da CoronaVac contra a variante P.1 são encorajadores, dizem cientistas | Foto: Adriana Toffetti/a7 Press/Estadão Conteúdo

Um estudo que envolveu 67.718 profissionais da saúde de Manaus indicou que a CoronaVac — vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan — é eficaz contra a variante P.1, que teve origem na capital amazonense e se tornou predominante em várias regiões do Brasil.

Os resultados ainda são preliminares e não foram enviados para publicação em artigo científico, o que deve ocorrer nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 7, mais detalhes da pesquisa serão divulgados.

-Publicidade-

Leia mais: “Estudo no Chile mostra que vacinados com CoronaVac têm baixa quantidade de anticorpos”

O estudo mostrou que a CoronaVac tem 50% de eficácia na prevenção da covid-19, entre casos sintomáticos da doença, após 14 dias da aplicação da primeira dose do imunizante. Em nota, o grupo responsável pelas pesquisas defende o uso da vacina contra a variante de Manaus e afirma que os primeiros resultados são encorajadores.

Leia também: “Butantan entrega mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde”

Como noticiamos no fim de semana, um outro estudo, conduzido por pesquisadores chilenos e da Sinovac, indicou que as pessoas vacinadas com o imunizante desenvolveram anticorpos para a covid-19, mas em baixa quantidade. Os dados coletados fazem parte dos estudos de fase 3 da CoronaVac no Chile e também são preliminares.

Leia também: “Polícia investiga furto de 50 vacinas CoronaVac em posto de saúde no Rio”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.