Governo Doria vai ao STF para exigir passaporte da vacina

Procuradoria-Geral do Estado solicitou a inclusão do pedido em uma ação já apresentada pela Rede Sustentabilidade
-Publicidade-
Governo de São Paulo entrou no STF para obrigar Ministério da Saúde a adotar o passaporte da vacina
Governo de São Paulo entrou no STF para obrigar Ministério da Saúde a adotar o passaporte da vacina | Foto: Reprodução/Agência Senado

Em mais um capítulo da queda de braço entre o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente Jair Bolsonaro, o Estado ingressou nesta sexta-feira, 10, com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Executivo seja obrigado a adotar o chamado “passaporte da vacina” nos aeroportos.

Nesta semana, Doria já havia desafiado o governo federal ao dar um prazo até o dia 15 para que o Ministério da Saúde começasse a exigir a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 de todos os viajantes estrangeiros que chegassem ao país.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) solicitou a inclusão do pedido de São Paulo em uma ação já apresentada pela Rede Sustentabilidade que está em andamento no STF.

-Publicidade-

Na quarta-feira 8, o governo paulista já havia encaminhado à Saúde um ofício no qual pedia a obrigatoriedade de apresentação do documento nos aeroportos do Estado.

Bolsonaro reagiu

Como noticiado por Oeste, o presidente Jair Bolsonaro reagiu com dureza às declarações de Doria sobre o passaporte da vacina. Ontem, em evento no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo falava sobre um projeto de lei aprovado em Rondônia que proíbe a exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19. Na sequência, sem citar Doria, Bolsonaro fez críticas a “um outro governador”.

“Outro governador, aqui da Região Sudeste, quer fazer o contrário. E ameaça: ‘Ninguém vai entrar no meu Estado…’. Teu Estado é o cacete, porra!”, afirmou.

Horas depois, durante sua live transmitida nas redes sociais, o presidente afirmou que “é um direito de as pessoas se vacinarem ou não”.

“O governo de São Paulo está na iminência de baixar um decreto sobre o passaporte de vacina”, disse. “Que negócio é esse? Que medidas são essas? Vejo alguns políticos, pelo que parece, que estão mais preocupados com o lobby das vacinas.”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.