Nos próximos dias, o governo Lula publicará uma portaria com o efeito de suspender a implementação do Novo Ensino Médio. Mas não só. As alterações programadas para o Enem 2024 também serão suspensas. A suspensão terá efeito durante o período determinado pelo Ministério da Educação (MEC) para a consulta pública sobre o tema. A consulta, que foi aberta em março, terá duração prevista de até 90 dias, com possibilidade de prorrogação.
A decisão do MEC ocorre durante um momento delicado para o governo federal. Lula enfrenta muitas críticas de especialistas da área, estudantes e professores. As reformas no ensino médio, no entanto, começaram a ser implementadas em 2022. Dentre os argumentos dos críticos estão as preocupações com as “desigualdades” na educação, principalmente no tocante às escolas localizadas nas periferias dos grandes centros urbanos, nas quais os estudantes têm uma formação precária.
O ministro da Educação, Camilo Santana, posicionou-se publicamente contra as reformas no ensino propostas pelo governo. Quanto à revogação do modelo, o ministro afirmou que é possível ajustá-lo, a fim de atender às demandas das escolas. Existe a suspeita de que Camilo esteja sob pressão dos secretários estaduais de Educação, plenamente favoráveis ao novo projeto de ensino médio. A reforma prevê uma flexibilização no currículo escolar de tal maneira que os alunos tenham a autonomia para escolher o “itinerário” no qual se aprofundarão. O currículo seria dividido entre uma formação geral, prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os itinerários formativos (correspondentes a 40% da carga horária de todo o ensino médio).
A descontinuidade administrativa é um problema sério. Não se conseguiu até o momento se quer avaliar o novo ensino médio, que desde já, afirmo é uma insanidade que não agrada nem estudantes, pais e professores. Há quase 3 décadas o ensino técnico foi banido pelo governo FHC e jamais retornou, ato seguinte arruinou os laboratórios onde aprende tecnologia e avança no ensino superior. As nobres instituições superiores, não é novidade, faz nivelamento pelo piso, pois são em sua grande maioria são receptores de analfabetos funcionais em milhares de centenas. Fato, da forma como se presenta o ensino médio assim como os anos finais do ensino fundamental é um foco de ideologias errôneas e que nada tem haver com educação básica do futuro cidadão, antes nós já havia no mundo uma aquarela, amores diversos, portadores das mais variadas deficiências físicas e todos sobreviveram e não é bandeira de A ou B, visto que a massa cinzenta é igual em todos e deve igualmente ser independente no caminho do saber e compreender administração, matemática, contabilidade, administração pública ciência e tecnologia, geográfica, inglês e língua portuguesa e porque não latim, uma vez que a língua materna exige. Sem mi mi mi, nem mais mais e paixões.
Bom dia!
Na minha opinião como mãe, o currículo escolar não deveria mudar , quanto menos a carga horária!!
Isso não e iludiu em nada, nada!
Só piorou a situação!!
! Pois na minha cidade sp, já não tinha escolas suficientes para portar tanta crianças e adolescentes! Agora piorou ! pois eram 3 turnos e hj 2! Pergunto ql é a vantagem nisso???
Sabendo que o módulo de estudos que eles aumentaram não vai servir pra nada, nada,Futuramente!!
Pois a escolas estaduais do Brasil, já e uma calamidade, sem estrutura nenhuma, predial, segurança, transporte e quanto menos aprendizado, pois o mesmo e lamentável!
**** Minha história!
Tenho um filho que sofre com transtorno de ansiedade, ele faz tratamento com piscologa e pisquiatra e essa tal mudança inesperada, mexeu de mais com sua mente seu dia, dia na escola,
Pois o mesmo não queria ir mais na escola, devido o tempo que ficava lá ! isso foi um transtorno muito grande que eu sozinha enfrentei! Pois ele não conseguia ficar tempo em lugar fechado e muito barulho e tem dificuldades em se socializar , seu problema ainda está infelizmente em análise, pelo SUS!! pois pode ser um grau leve de altíssimo!! E tbm a distância q teria que andar para chegar na escola!! Isso gerou mais um problema na sua história e na minha tbm , tentar lidar com tudo ! Da noite pro dia , tudo devido as mudanças na educação!!
No estatuto da criança diz: que e obrigatório a criança estudar perto de casa no máximo 2 km, então pois aqui a gente tinha que andar, 3km longe de casa!! E tbm a falta de suporte escola afeta muitas crianças, pobre! acho que o governo e o ministério da educação não tá vendo isso!! As dificuldades que muitas das mães e os problemas enfrentado em cada uma das famílias que já tem um histórico em família ! De problema de saúda da criança! Pois eles deveriam rever tudo isso !! Existem milhões de crianças problemáticas em escolas publicas,Não adianta aumentar a carga horária e colocar coisas que não tem nada haver ou seja não influir futuramente em nada!!
foram acrescentado umas matérias que nao tem nada haver !! Que mexe com o piscologico de qlr criança Deveriam sim, fazer de todas as escolar um politcnico!
Onde a onde o adolescente já saísse com um caminho a seguir , uma estrutura pra vida humana!
E foi muito errado eles fazerem isso !
Porque ninguém foi avisado, e todos os cidadãos tem direito em opinar, pois e seus filhos que ficam nas escolas e não eles ministérios da educação!!
** Resumindo :
A carga horária não ajudou em nada!
** O aumento de matérias na grade currícular tbm não!!
**** Só piorou ****
Pois eram 3 turno !
Hj e 2!
*** NÃO tem ESCOLAS suficientes no Brasil!!
*** Não tem a opção de escolher o horário que vc quer que seu filho estude!!
*** Atrasou o lado dos adolescentes que fazer estágio no trabalho!!
**** Enfim ****
Tá cada vez pior!!
Qm ler este artigo!
E puder interceder por nós mães, seremos gratos a todos !
Obrigada gente !!
Eu estudei num colégio estrangeiro no Brasil faz mais de 50 anos. A educação já era assim. Igual ao novo ensino médio proposto no governo passado. Tínhamos a oportunidade de escolher mais aulas no ensino médio segundo a nossa aptidão para nosso futuro, a saber: Literatura e filosofia, Matemática e Física, Química e Biologia e Administração com História e Geografia. Fomos muito bem preparados para fazer os vestibulares ingressar das universidades especializadas.
O que este desgoverno quer ? Que tudo vá por água abaixo ?
Mais claro, impossível.
“Pobre não tem que aprender; pobre tem que trabalhar”! Ele disse isso num discurso!😡
A esquerda quando é oposição ao governo tenta destruir o pais, quando vence a eleição, consegue!
Querem implantar o comunismo total nas escolas que já, de há muito, vem sendo doutrinada.
“Pobre não tem que aprender; pobre tem que trabalhar”! Ele disse isso num discurso!😡