O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), anunciou na sexta-feira 5 que vai publicar decreto na próxima semana extinguindo a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos.
Conforme divulgou a assessoria, o chefe do executivo considera que a pandemia está controlada na cidade e quer Ilhabela “100% normal” para a temporada de verão.
A medida contraria decreto estadual que obriga o uso da máscara contra a transmissão da covid-19, sob pena de multa. O governo paulista estuda liberar o uso de máscara apenas em dezembro.
“As pessoas nas ruas já não têm usado as máscaras com a mesma frequência, pois sabem que a pandemia na cidade está controlada”, disse Colucci.
Números da vacinação
Em Ilhabela, 92% da população está vacinada com a primeira dose e 82% com a segunda dose. De acordo com a prefeitura, a última morte registrada na cidade por covid foi em setembro.
Segundo o prefeito, o decreto será publicado assim que o comitê de enfrentamento da covid-19 analisar os dados referentes à pandemia e apresentá-los ao Ministério Público. Se houver a publicação, Ilhabela será a primeira cidade paulista a liberar o uso da máscara em locais abertos.