Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, voltou a exigir o uso de máscaras em todos os lugares. O decreto está em vigor desde a quarta-feira 22. A proteção facial vale para todos os lugares, inclusive praias e outros ambientes abertos.
“Nos espaços abertos ao público, incluídos os bens de uso comum da população, no interior de estabelecimentos e prédios com fins educacionais, comerciais, bancários e religiosos”, estabeleceu o decreto no Diário Oficial.
Desde 20 de novembro, o uso de máscaras estava liberado na ilha. A prefeitura chegou a ser notificada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), devido ao descumprimento do decreto impondo o acessório no Estado.
A desobediência motivou à investigação do Ministério Público de São Paulo. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), disse que o recuo se deu em razão do maior risco de transmissão da gripe H3N2, além da Ômicron.
A notificação foi feita pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional. Conforme a pasta, o MP-SP toma “providências necessárias para que a cidade siga as orientações sanitárias de combate à covid-19 em vigência”.
Mas alguém avise para esse prefeito idiota e desinformado que basta vacinar contra a H1N1, vacina já existente há muito tempo e também confiável, que essa vacina também serve para essa H3 N2. Não sou eu quem afirmo isso, é um médico entendido no assunto e que não declinar o seu nome aqui, mas tem o depoimento dele nas redes sociais. É só pesquisar.