O ex-ministro da Defesa Raul Jungmann afirmou, em entrevista publicada pela revista Veja, que obteve a informação de que o presidente Jair Bolsonaro teria ordenado a Força Aérea Brasileira (FAB) a realizar um voo rasante com o caça Gripen sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), para “estourar os vidros” do prédio da Corte.
Jungmann, que também ocupou a pasta da Justiça e da Segurança Pública no governo do ex-presidente Michel Temer, disse ainda que a saída dos comandantes das Forças Armadas, em março, se deveu justamente à suposta determinação de Bolsonaro — que não teria sido cumprida pelos chefes militares.
Leia mais: “Governadores marcam reunião emergencial para discutir crise entre Poderes”
“Ele chamou um comandante militar e perguntou se os jatos Gripen estavam operacionais. Com a resposta positiva, determinou que sobrevoassem o STF acima da velocidade do som para estourar os vidros do prédio. Bolsonaro mandou fazer isso. Tenho um depoimento em relação a isso. Ao confrontá-lo com o absurdo de ações desse tipo, eles foram demitidos”, acusou o ex-ministro.
Ainda segundo Jungmann, “existe uma constante atuação de constrangimento por parte do presidente da República, para forçar as Forças Armadas a endossar os atos e as falas dele”. Foi por não endossar os achaques ao Supremo Tribunal Federal, ao Congresso Nacional e aos governadores, pelas políticas engendradas na pandemia, que, pela primeira vez, os chefes da Aeronáutica, Marinha e Exército foram demitidos. Eles não se dobraram”, insistiu.
Leia mais: “STJ vê com ‘preocupação’ pedido de impeachment de Moraes”
Jungmann completou: “Os três foram demitidos porque se recusaram a envolver as Forças Armadas nas declarações e nos atos do presidente da República. Toda vez que ele se sente ameaçado, sobe o tom e desrespeita os outros Poderes, constrangendo as Forças Armadas a endossar esse discurso”.
Até o momento, a Presidência da República não se manifestou sobre as declarações do ex-ministro de Temer. As Forças Armadas também não se posicionaram. As acusações de Jungmann repercutiram nas redes sociais neste domingo, e muita gente colocou em dúvida a veracidade do que disse o ex-ministro da Defesa.
Leia também: “Ex-ministros da Justiça de FHC, Lula, Dilma e Temer pedem rejeição de impeachment contra Moraes”
O jornalista Leonardo Coutinho, colunista da Gazeta do Povo, lembrou que neste momento há apenas um protótipo do caça Gripen, ainda em fase de testes na Embraer. O contrato com a empresa sueca Saab foi assinado no fim de 2013, por cerca de R$ 23,7 bilhões (pelo câmbio atual) e prevê, além da produção das 36 aeronaves até 2024, um programa de transferência de tecnologia para o desenvolvimento dos jatos no Brasil.
Trecho da entrevista do ex-ministro Jungmann nas Amarelas de @Veja. Fiquei com uma dúvida. Como @jairbolsonaro poderia ordenar que caças Gripen (no plural) dessem um rasante para estilhaçar as vidraças do STF se há apenas um protótipo que está em testes com os pilotos da Embraer? https://t.co/iEsWI2Y30D pic.twitter.com/T0oFImvThQ
— Leonardo Coutinho (@lcoutinho) August 22, 2021
Mentira absoluta do ex-ministro da Defesa, Raul Jungmann, de que @jairbolsonaro teria mandado caças Gripen sobrevoarem @STF_oficial para quebrar vidros. Tal ação sobre a Praça dos Três Poderes afetaria prédios do Congresso e do Palácio do Planalto. Tal versão é pura fake news. https://t.co/LK9fEBbTpA
— Jorge Serrão (@alertatotal) August 21, 2021
Esse sujeito não merece qualquer comentário. Nota zero à esquerda
Esse sujeito não merece qualquer comentário. Nota zero
um jumentóide psicopata!
Processa Presidente!!! .
Como os militares aceitaram esse bandido canalha como ministro da defesa? Peço explicações já.
kkk não sei se é para rir ou para chorar
Jungman, esquerdista de carteirinha, estimulador de invasão de terras, sua credibilidade assemelha-se a uma nota de 3 dolares…
AGORA TEMOS ATÉ A MULTIPLICAÇÃO DE AVIÃO…
Mais um idiota na praça atrás da ribalta. No ostracismo politico e popular procura desesperado algo para aparecer. Sugiro colocar uma melancia na cabeça e ir às ruas. IMBECIL!
É MENTIRA. DENUNCIA CALUNIOSA! AGU???
Qualquer pessoa que já tenha visto uma demonstração aérea de aviões a jato (nem precisa ser supersonica) ou que more perto de um aeroporto ou base aérea, sabe que uma ação desse tipo causaria enorme destruição em toda a região, e não só no STF.
Esse cidadão ou é louco, ou teve delírios sob ação de drogas, ou está de má fé divulgando “fake news”. Vai ter que porvar!
ESSA NOTA TINHA QUE PARTIR DE UM JUNGMENTO MESMO!
Por que não te calas, ô língua de trapo? Você, de boca fechada, presta um grande serviço à Nação.
Estranho… O Presidente sabe muito bem que a cada vôo de caças, ou, as viajens nababescas dos ministros, custam fortunas para os contribuintes. Duvido muito, pode até ser que ele tenha falado nas brincadeiras de “tiozão” que ele costuma fazer com todos. E o senhorzinho acreditou em um desses militares… Que aliás, como todo o funcionalismo público, está “minado”….
Algo saiu de aproveitável da paranóia que o comunista demonstrou. Sim, o foco está no STF, esse círculo de malfeitores que o PT construiu. Seria muito bom ver o tribunal militar julgar esses corvos que extrapolam suas incumbências jurídicas, esses manipuladores políticos do poder.
Jungman é uma mistura de mentiroso e lunático, com um viés canalha! Como pode ter aviões caças Grippen se só há um em posse da Embraer para desenvolver a construção de outros? E como é que poderiam dar rasante para quebrar vidros só do STF se ali estão os prédios dos 3 poderes um ao lado do outro? Que VERME! Dia 7 eu vou, seus filhos de rameiras!
Comunista de carteirinha, mentiroso assumido. Os caçadores de fake news ficarão caladinhos, caladinhos. São farinha do mesmo saco.
Triste a situação do nosso País. Até que ponto os fins justificam os meios? Para a velha mídia e os aloprados da esquerda não existem mais limites. Mas eles podem falar o que lhes aprouver, só quem não pode se expressar mais no Brasil são os conservadores e partidários da direita.
O G1.globo informou esse acontecimento em 2012. Quem era Bolsonaro nessa época?
Esse ex-ministro perdeu uma oportunidade de ficar calado. Se a situação de desmandos do STF continuar a tutela militar virá, mas não sob forma de quebra vidro
..
Em tempo : não só
Seria bom blindar não os vidros, como também os ouvidos para não ouvir besteira.
Mentira ridícula típica de verme petista. Se o caça passasse acima da velocidade do som sobre o STF, quebraria também os vidros do Palácio do Planalto.
Mentiras vindas do mesmo crápula demagogo e imbecil que diz que os decretos de armas do Bolsonaro visam armar a população para uma guerra civil.
Este homem é um lunático, apenas a militância igualmente imbecil e a mídia marrom para dar atenção ao que ele diz.
Cade a porr@dos “verificadores”? Quando vem desses desclassificados, esse tipo de idiotice não é fake news????
A que ponto chegou este país, tendo como Ministro da Defesa um comunista mentiroso e safado, marca deles.
É muito idiota no Brasil. A imprensa séria deste país deveria simplesmente ignorar essa gente.
Não foi esse cara que imediatamente após a facada disse que era obra de um lobo solitário???
Esse biltre esquerdista deve estar delirando… e pensar que ele foi ministro da defesa.
O cara nem pra mentir direito presta. Muito incompetente.
Defesa do Temer e seu time de corruptos só se for.
É tanto desespero para atacar o presidente que já nem sabem mais o que inventar.
Que palpite mais idiota é esse, aliás que o autor dessa frase já é um idiota todos já sabem. Então quer dizer que o sobrevôo dos aviões da FAB sobre a Esplanada iriam estourar SELETIVAMENTE os vidros apenas do STF? E pensar que um jumento desses já foi ministro da defesa dos desgovernos comunistas do passado! Além do mais isso só se dá, quando a aeronave provoca o tal do Boom quando ultrapassa a barreira do som, o que não aconteceu. DEIXE DE FALAR MERDA, COMUNISTA DESOCUPADO, ALIÁS TODO COMUNISTA JÁ É UM DESOCUPADO, ENFIM…
Começaram com todos os ex-ministros de justiça divulgando nota de apoio às inconstitucionais ações/decisões do stf/tse (minúsculo mesmo) e agora cada um tirará uma estorinha da cartola criando outra frente de ataque ao Presidente Jair Bolsonaro.
Onde estavam e o que faziam esses ditos cujos quando seus chefes “conspiravam” contra a nação e a roubalheira e corrupção corriam soltas.
Este junguimento foi ministro e qdo perfuntado como resolver o problema da criminalidade, ele junguimentamente disse q precisavamos de um novo governo.
REZO A DEUS Q MATE ESTES MALDIROS.
Kkkkkkk..
Paulo, quero assinar com você, apenas acrescentando que esse velho canalha deveria ser processado.