Moraes atende a pedido do TSE e inclui Bolsonaro no inquérito das fake news

Em sua decisão, magistrado cita 11 possíveis crimes que, em tese, poderiam ter sido cometidos pelo presidente da República
-Publicidade-
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, atendeu a pedido do TSE e incluiu Jair Bolsonaro em inquérito das <i>fake news</i>
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, atendeu a pedido do TSE e incluiu Jair Bolsonaro em inquérito das fake news | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e incluiu o presidente Jair Bolsonaro no chamado inquérito das fake news, que apura a disseminação de supostas notícias falsas.

A decisão dos dois tribunais foi tomada a partir das declarações de Bolsonaro sobre as eleições, principalmente a defesa do voto verificável e as críticas ao atual modelo de votação 100% eletrônica adotado no Brasil.

Leia mais: “TSE pede ao STF compartilhamento de provas para investigação da chapa Bolsonaro-Mourão”

-Publicidade-

O controverso inquérito das fake news foi aberto em março de 2019, por decisão de ofício do então presidente do STF, Dias Toffoli, para investigar notícias falsas, ofensas e supostas ameaças contra ministros da Corte. O relator da investigação no Supremo é o ministro Alexandre de Moraes, a quem coube decidir sobre a inclusão de Bolsonaro.

Em sua decisão, Moraes cita 11 possíveis crimes que, em tese, poderiam ter sido cometidos pelo presidente da República, entre os quais calúnia, difamação, injúria, incitação ao crime e denunciação caluniosa.

Leia também: “‘Não vai ganhar na canetada’, diz Bolsonaro sobre Barroso”

Moraes ainda determinou que a Polícia Federal (PF) tome o depoimento das pessoas que acompanharam Bolsonaro durante a live da semana passada, em que o presidente reiterou suas críticas ao sistema de votação no Brasil e colocou em dúvida a credibilidade do processo eleitoral.

Leia mais: “Arthur Lira: ‘Não se vai aceitar que a Justiça Eleitoral legisle’”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.