publicidade
Brasil

Por ‘sobrecarga’ de magistrados, TJ-SP quer criar 475 cargos

Segundo a Corte, o custo estimado para este ano seria de R$ 20 milhões com os comissionados

TJ-SP
Decisão do Tribunal de Justiça é do último dia 22 | Foto: Divulgação

Um anteprojeto de lei do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) prevê a criação de 475 cargos comissionados de assistentes de gabinetes para magistrados.

O pedido será encaminhado para a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Receba nossas atualizações

Caso os deputados aprovem a lei sugerida pelo tribunal, segundo a Corte, o custo estimado para este ano seria de R$ 20 milhões com os comissionados.

Os assistentes atuariam em 360 gabinetes de desembargadores e 115 de juízes substitutos de segundo grau.

A decisão de enviar o anteprojeto foi aprovada por desembargadores na última semana, informou jornal Folha de S.Paulo nesta terça-feira, 22.

De acordo com o TJ-SP, houve aumento na quantidade de processos, sem que a estrutura dos gabinetes acompanhasse a evolução.

Relacionadas

TJ-SP justifica a criação de cargos

“Como forma de valorizar o corpo de servidores e diminuir custos, as nomeações para esses cargos, caso aprovado o projeto de lei, serão efetivadas exclusivamente com funcionários que já integram o quadro do tribunal”, informou o TJ-SP.

Em 2009, ano em que houve a última ampliação do quadro de servidores dos gabinetes, houve 619 mil processos em segunda instância no TJ.

“No ano de 2019, por sua vez, esse número subiu para 856 mil, o que representa aumento de 38% em uma década, sem que a estrutura dos gabinetes tenha acompanhado tal evolução”, afirmou o tribunal em nota.

A Corte ainda alegou que houve aumento dos casos julgados em segunda instância — de 608 mil, em 2009, para pouco mais de 1 milhão, em 2021.

“Dessa forma, o acréscimo de um assistente jurídico por gabinete de trabalho justifica-se por conta do crescimento da demanda, visando a garantir maior celeridade dos julgamentos”, complementou o tribunal, em nota.

Relacionadas

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Augusto
    Augusto

    Mais gastos e assim o dinheiro do contribuinte vai de ralo abaixo!

  2. principalsuspeito
    principalsuspeito

    Se os juízes deixarem de fazer política para se concentrarem naquilo que é sua obrigação de fato, sobra tempo.

  3. jose Wilson Bernardes
    jose Wilson Bernardes

    Acho que está passando da hora de reformar o Judiciário.
    Reclamam de sobrecarga e não efetivam a justiça.
    A justiça brasileira ocupam os melhores e suntuosos prédios ,em todas as cidades onde tem varas da justiça. Além de fóruns ou instalações para justiça estadual, trabalhista, federal, contas etc, há também, ministérios públicos, procuradorias, defensórias, advocacias etc em um emaranhado de cargos que só contribuem com a lentidão de processos.
    O BRASILEIRO NÂO AGUENTA MAIS ESTA SITUAÇÂO.

  4. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    KKKKKKK
    PARA A IMPRENSA SÉRIA!
    Façam o levantamento de quantos funcionários tem em cada “367 gabinetes”. Façam a média da quantidade de funcionários, a média salarial ANUAL, o piso, o teto, a quantidade de AFASTADOS,
    VÃO TER UMA SURPRESA!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade