Para janeiro, a previsão do tempo projeta que as temperaturas devem ultrapassar a média em praticamente todo o país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Como mostra o mapa abaixo em amarelo e laranja, os termômetros podem indicar temperaturas acima de 25ºC.
Leia também: “Previsão do tempo: nova onda de calor eleva temperaturas no Brasil”
Em algumas áreas, a temperatura média poderá chegar aos 30ºC. São os casos, por exemplo, como Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. O mesmo tende a ocorrer na fronteira agrícola do Matopiba, que reúne municípios do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia.
Já no centro-sul do Rio Grande do Sul, norte do Rio Grande do Norte e oeste do Paraná são previstas temperaturas próximas à média (em cinza na figura b). No oeste do Espírito Santo, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média (em azul).
Previsão para janeiro indica chuva abaixo da média
O calor intenso pode ser um dos fatores que contribui para chuva abaixo da média em grande parte da Região Norte, além de áreas da Região Sul e dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (em amarelo e laranja no mapa da figura a).
+ Leia as últimas notícias sobre o Clima no site da Revista Oeste
Já em grande parte das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil, além de áreas dos Estados do Pará e do Paraná, a previsão indica chuva dentro ou ligeiramente acima da média (tons em azul claro na figura a).
A região de Matopiba terá, de acordo com a previsão do Inmet, chuva abaixo da média, responsável por manter os níveis de água no solo muito baixos. Isso desfavorece as fases iniciais dos cultivos de verão.
Leia mais: “Sob onda de calor, Cuiabá vai ter temperatura máxima de 43ºC”
Em contrapartida, na Região Sul, embora os volumes de chuva previstos tendem a manter os níveis de água no solo elevados, ainda há menor probabilidade de gerar excedente hídrico em algumas localidades no próximo mês.
Essa redução do volume hídrico em relação aos meses anteriores pode favorecer a retomada da semeadura das culturas de primeira safra em regiões que se encontram em atraso.
Leia também: “O país do faz de conta de Marina Silva”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 193 da Revista Oeste