O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta terça-feira, 27, que a produção da ButanVac — candidata a vacina contra a covid-19 — deve ser iniciada ainda nesta semana. Como noticiamos na sexta-feira 23, o protocolo do estudo clínico de fases 1 e 2 do possível imunizante foi encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“[A ButanVac] Começa a ser produzida no Butantan em larga escala ainda neste mês de abril. Existe uma fábrica pronta para isso, com grande capacidade”, anunciou Covas em entrevista à rádio CBN. “Vamos produzir um grande volume de doses dessa vacina, aguardando os testes clínicos. E serão divulgados oportunamente os censos que farão o recrutamento [de voluntários] e quais são os critérios.”
Leia mais: “Butantan pede à Anvisa autorização para início dos testes da ButanVac”
Caso a Anvisa aprove o material enviado pelo Butantan, o instituto já poderá iniciar os testes em humanos, que têm duração estimada em até 20 semanas. A expectativa da instituição paulista é que sejam produzidos pelo menos 40 milhões de doses até julho.
Reportagem especial: “O que falta para os laboratórios do agro produzirem vacina contra covid-19”
Essa parada repentina na produção da coronavac e início da produção de outra não seria uma guinada e mudança de rumo? Lembrando que o Butantan tem até o final de abril para entregar os resultados da imunogenicidade da coronavac, prazo esse já prorrogado no final de fevereiro último.
produz mesmo sem saber se funciona depois usa a mídia parai nfernizar o país e obrigar a comprar o lixo que vai matar pessoas por ser ineficaz igual a coronavac, claro que acusando bolsonaro de politizar a pandemia