As pessoas que precisavam tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 voltaram a enfrentar dificuldades para encontrar o imunizante na manhã desta quarta-feira, 22. Segundo dados do site De Olho na Fila, da prefeitura de São Paulo, pelo menos 70% dos postos de vacinação na capital (ou 378 unidades) não tinham a vacina disponível na manhã desta quarta-feira, 22.
Nas últimas semanas, São Paulo já havia registrado falta de segundas doses da AstraZeneca, mas o problema tinha sido resolvido. Ontem, de acordo com informações da prefeitura, as doses foram aplicadas normalmente.
Leia mais: “São Paulo anuncia retomada da vacinação com AstraZeneca”
Ainda segundo a administração municipal, novos lotes de vacinas da AstraZeneca chegaram no início o dia, e a situação deve ser normalizada à tarde.
Leia mais: “São Paulo deixa de exigir termo para quem tomar Pfizer como 2ª dose”
Nesta manhã, o desabastecimento atingiu 17 postos drive-thru, 13 megapostos, 329 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 18 postos volantes, além do ponto de vacinação do Parque Villa-Lobos. A falta de vacinas afeta todas as regiões da capital.
Leia também: “Fiocruz entrega novo lote de vacinas da AstraZeneca”
Desde a semana passada, a cidade de São Paulo vem aplicando, em caso de falta da AstraZeneca, a vacina da Pfizer como segunda dose. Trata-se do chamado “intercâmbio de vacinas”, autorizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do governo paulista.