Além de anunciar a dose de reforço para todos os brasileiros acima de 18 anos de idade que tenham recebido a segunda aplicação há cinco meses ou mais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta terça-feira, 16, que o imunizante da Janssen — até então administrado em dose única contra a covid-19 — passará a ter uma segunda dose.
Apesar do anúncio, a pasta não divulgou maiores detalhes. “No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, esses que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante”, disse Queiroga. “Como nós temos quantitativos de vacina, não vai ser um esforço muito grande. Lá na frente, a sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá a dose de reforço”, completou o ministro.
Relacionadas
Ainda de acordo com Queiroga, o avanço dos estudos científicos mostraram que “o conceito é que a Janssen também requer duas doses para a vacinação primária”. “As evidências científicas vão sendo construídas com o tempo”, explicou.
Na bula do imunizante registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina da Janssen prevê administração “apenas em dose única de 0,5 mililitro”. Até o momento, nem a Anvisa nem a Johnson & Johnson, responsável pelo produto, anunciaram oficialmente a mudança na aplicação.
Saio hoje publicado o cronograma feito pelo Picadinhas (Dr. Queiroga) das terças doses. Você tem que ser uma pessoa muito incauta para não entender.
Os papanatas que tomaram duas doses da Janssen vão ter que tomar uma terça da Pfizer.
Todo aquele com mais de 18 anos vai ter que tomar depois passados 5 meses da ultima dose uma terça da Pfizer não importa qual vacina você já tomou.
Estão entendendo o que acontece? Para que acham que e o APP ConecteSUS com o código QR. De verdade acham que é para sua seguridade. Os que tomam as picadinhas estão sendo marcados como gado. Alguém deu uma enxergada na quantidade de dados que tem que rechear na hora da aplicação? Por que acham que tem que ser sim ou sim a Pfizer? Fique fazendo o que mandam para você e se deixando guiar pelo medo, a manipulação, e a coação e vão ver.
Simplorio:
Uma pessoa prudente prevê o perigo e toma precauções. O simplório segue cegamente e sofre as consequências.