O registro do início da tarde desta segunda-feira, 22, confirmou-se ao fim do pregão da B3, a bolsa de valores do Brasil: as ações da Petrobras despencaram. Na lista dos ativos mais negociados no dia, a companhia ajudou a fazer com que o Ibovespa fechasse em queda.
Leia mais: “Mercado financeiro está menos otimista com recuperação da economia”
As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) fecharam o dia como as mais desvalorizadas. No comparativo com o consolidado da última sexta-feira, 19, os papéis sofreram desvalorização de 21,51%. Assim, terminaram a segunda-feira sendo negociados a R$ 21,45.
No ranking das maiores desvalorizações do dia, a Petrobras surge novamente, na segunda colocação, com as ações ordinárias (PETR3). Elas recuaram 20,48% em relação ao valor de mercado registrado no último pregão da semana passada. Assim, o ativo passou a ser cotado em R$ 21,55.
Ibovespa
Com as PETR4 sendo os papéis mais negociados do dia na bolsa de valores brasileira — e as PETR3 aparecendo na terceira colocação no quesito —, o Ibovespa fechou o dia em baixa. Principal índice da B3, ele caiu 4,87%, para 112.667 pontos.
Mudança na Petrobras
O consolidado do dia na bolsa de valores mostra como o mercado reagiu ao anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana. Ele indicou o general Joaquim Silva e Luna para comandar a Petrobras no lugar do economista Roberto Castello Branco.
“Vai dar errado como deu no governo Dilma”
No último fim de semana, Oeste registrou que economistas criticaram a decisão de Bolsonaro em relação ao comando da estatal. Luís Artur Nogueira, por exemplo, chegou a compará-lo a Dilma Rousseff. “Se o governo Bolsonaro abandonar a agenda liberal e adotar o populismo econômico, vai dar errado como deu no governo Dilma. Depois não digam que faltou aviso.”
Especular, afirmando que vai ser que nem o governo Dilma, é muito fácil. E se limitar a isso, é mais fácil e cômodo, ainda.
E SE PORVENTURA, HIPOTETICAMENTE FALANDO, UM DIA SE DESCOBRIR QUE A MUDANÇA DE COMANDO SE DEU POR TER SIDO DESCOBERTO QUE A EMPRESA AINDA SE ACHAVA INFESTADA DE CORRUPTOS ENRUSTIDOS??? ANTES DE CRITICAR NÃO É MAIS PRUDENTE AGUARDAR PARA VER O QUE ACONTECE???
AFINAL ESTA REVISTA TRABALHA PARA QUEM, ESTÃOMOSTARNDO QUEM VOCÊS SÃO, É NOJENTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO