O governo da Alemanha anunciou nesta quarta-feira, 26, uma redução da estimativa oficial de crescimento econômico do país em 2022.
Segundo o Ministério da Economia alemão, a alta do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano deve ser de 3,6%. No fim de outubro do ano passado, a projeção era de 4,1%.
Como noticiado por Oeste, dados preliminares revelam que a economia da Alemanha registrou crescimento de 2,7% em 2021. Os números são da Destatis (a agência oficial de estatísticas do país).
O resultado veio de acordo com as expectativas de analistas do mercado consultados pelo The Wall Street Journal. Em 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) alemão havia recuado 4,6%.
“As consequências da pandemia ainda são visíveis e muitas empresas ainda precisam lutar contra elas”, afirmou o ministro da Economia, Robert Habeck. “No entanto, nossa economia ainda é robusta”, completou.
No último trimestre do ano passado, a Destatis estimou que a economia alemã recuou entre 0,5% e 1%. Há possibilidade de um novo recuo no primeiro trimestre de 2022, o que levaria o país à recessão técnica.
Na terça-feira 25, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também rebaixou sua estimativa, projetando agora uma alta de 3,8% do PIB da Alemanha neste ano — ante 4,6% do último relatório.