publicidade
Economia

Apagão em SP: empreendedora sofre prejuízo de R$ 8 mil

Silvia Fernanda Ortiz de Camargo Trambaioli, idealizadora da Nandy Confeitaria Saudável, teve que jogar produtos no lixo, devolveu dinheiro de clientes e rejeitou novos pedidos

apagão prejuízo nandy confeitaria saudável
Três dias de apagão resultaram em produtos da Nandy Confeitaria Saudável irem para o lixo | Foto: Material cedido à Revista Oeste

O apagão que teve início na Região Metropolitana de São Paulo na última quarta-feira, 10, foi além de deixar milhões de pessoas no escuro por até cinco dias. A falta de eletricidade afetou negócios, independentemente do porte. Foi o que aconteceu com Silvia Fernanda Ortiz de Camargo Trambaioli, idealizadora da Nandy Confeitaria Saudável.

Há dez anos dedicada ao próprio negócio, que desde a pandemia passou a focar na linha de “confeitaria inclusiva” (com produtos sem lactose, sem glúten e com opções sem açúcar), a ex-assistente social integra a lista de vítimas da Enel, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica na Grande São Paulo. Com a sua casa e a sua empresa baseadas em Santo André, no ABC Paulista, ela ficou por mais de três dias no apagão. A luz foi embora no início da tarde do dia 10 de dezembro e só voltou na noite de sábado 13.

Receba nossas atualizações

Com os dias no escuro, Silvia somou perdas em dose tripla. Primeiramente, jogou todos os produtos que estavam no estoque e que, sem refrigeração, estragaram. Em segundo lugar, conforme o apagão avançava, se viu obrigada a não aceitar novos pedidos, uma vez que não poderia dar prazos de entrega. Por fim, sem insumos e sem energia, acabou por cancelar pedidos que já haviam sido feitos — tendo, inclusive, de devolver dinheiro aos clientes.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

“Tive de recusar dez pedidos”, avisa Silvia, que adianta o valor que iria faturar caso colocasse a mão na massa — literalmente — para atender aos clientes. “Só essa demanda iria me gerar aproximadamente R$ 5 mil.”

Ao todo, a dona da Nandy Confeitaria Saudável estima perdas de aproximadamente R$ 8 mil.

apagão nandy confeitaria saudável estoque vazio
Em meio à falta de energia elétrica na Grande São Paulo, o estoque da Nandy
Confeitaria Saudável ficou assim: vazio | Foto: Material cedido à Revista Oeste

Empreendedores no apagão

A empreendedora externa a sua indignação com a Enel. De acordo com ela, a empresa não deu o suporte necessário para encarar os dias de apagão.

“Atendimento? Somente pelo telefone 0800”, conta Silvia. “Mesmo assim, só robô. Pelo aplicativo, eles colocavam a previsão de retorno que nunca se confirmava.”

Na onda de desabafo, a empresária por trás da Nandy Confeitaria Saudável resume o que é assumir o desafio de ter o seu próprio negócio no Brasil. “Empreender neste nosso país é bem difícil”, enfatiza. “Mas eu amo o que faço e sei que toda profissão tem lá os seus desafios.”

Desafios esses que, no caso para quem vive e trabalha na Região Metropolitana de São Paulo, acaba por encarar dias de apagão.

Leia mais:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade