A Comissão Europeia decidiu adiar a apresentação do seu plano de implantar um novo imposto sobre serviços digitais em julho. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 12, por um porta-voz. A suspensão ocorre enquanto avançam as negociações sobre uma reforma da tributação das multinacionais, que acontecem no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Leia mais: “UE intensifica política verde e planeja aumento de imposto sobre produtos importados”
O projeto de imposto digital foi traçado como parte de um conjunto de medidas fiscais para captar novas fontes de receitas. No entanto, a ideia tem recebido críticas. Os Estados Unidos, por exemplo, temem que a atitude da União Europeia (UE) ameace a negociação global fiscal. Algumas autoridades europeias também questionaram o valor do imposto planejado no executivo da UE.
Além disso, a suspensão do imposto digital, também ocorre após o G20 — grupo das 20 maiores economias do mundo — aprovarem no sábado, 10, um acordo sobre a tributação de empresas multinacionais, que promete mudar a taxação internacional e acabar com os paraísos fiscais.
Leia também: “Malta é primeiro país da UE a fechar fronteiras para não vacinados”