publicidade
Economia

Banco Central vai ouvir expectativas de empresas do setor produtivo sobre a economia

Segundo autoridade monetária, pesquisa será feita com cerca de cem companhias; informações devem ajudar na análise da conjuntura econômica

Banco Central BC
O Banco Central começará a ouvir de forma voluntária cerca de cem empresas de vários segmentos, menos dos setores público e financeiro | Foto: Reprodução/ Wikipedia

O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira, 6, que vai realizar uma pesquisa-piloto com empresas do setor produtivo para coletar expectativas sobre a situação de seus negócios.

O levantamento será parecido com o boletim Focus, com projeções para os principais indicadores da economia. Inicialmente, a coleta será usada apenas internamente, sem divulgação até que a pesquisa amadureça.

Receba nossas atualizações

A ideia é ampliar o volume de informações e não ficar restrito somente a bancos e consultorias ligadas ao mercado financeiro, como ocorre no boletim Focus.

Expectativas das empresas em geral

O BC afirmou que os dados coletados “constituirão em instrumento relevante de informação para melhor entendimento e análise da conjuntura econômica”, ao lado das expectativas de analistas de mercado.

O objetivo é que, no futuro, seja realizada uma publicação trimestral dos dados, mas ainda sem previsão.

“À medida que a pesquisa avance, pretende-se ampliar o rol de respondentes por meio de contatos com as principais instituições representativas do setor de cada segmento”, explicou o BC em nota.

No piloto, cerca de cem empresas serão consultadas, de forma voluntária. As companhias vão responder a um questionário sobre situação da economia, demanda, variação de custos de mão de obra e preços de produtos.

economia juros inflacao
O objetivo do Banco Central é realizar uma publicação trimestral sobre a pesquisa para “melhor entendimento e análise da conjuntura econômica” | Foto: Reprodução/ Freepik

+ Leia mais notícias sobre a Economia em Oeste

Amostra do Banco Central

Segundo o Banco Central, a amostra inicial foi elaborada tendo como ponto de partida uma seleção das maiores companhias de cada segmento de atividades, exceto as dos setores público e financeiro.

A autoridade monetária disse que a iniciativa faz parte do esforço de “maior aproximação do BC com empresas não financeiras”.

O Banco Central estava sendo pressionado por representantes de empresários para pesquisar a percepção dessas empresas em relação à economia, levando em conta as respostas ao tomar suas decisões sobre juros.

Isso porque as expectativas coletadas no boletim Focus, que tem participação somente de instituições financeiras, influenciam na avaliação de política monetária do BC.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade