CNI: Brasil sobe cinco posições no Índice Global de Inovação

País aparece agora na 57ª colocação; ranking é liderado pela Suíça, seguida por Suécia e Estados Unidos
-Publicidade-
Brasil ganhou posições em ranking global de inovação
Brasil ganhou posições em ranking global de inovação | Foto: Flickr

Levantamento divulgado nesta segunda-feira, 20, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês) em parceria com outras instituições, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que a economia brasileira avançou cinco posições no Índice Global de Inovação.

O ranking, que envolve 132 países, é liderado pela Suíça, seguida por Suécia e Estados Unidos. O Brasil aparece agora na 57ª colocação.

Leia mais: “Credit Suisse eleva projeção da taxa Selic de 8,25% para 9,75% em 2022”

-Publicidade-

A lista dos dez mais bem colocados tem ainda Reino Unido, Coreia do Sul, Holanda, Finlândia, Singapura, Dinamarca e Alemanha.

Apesar de ter subido no ranking, o desempenho do Brasil poderia ter sido melhor, segundo a CNI. De acordo com a entidade, “a colocação brasileira é incompatível com o fato de o país ser a 12ª maior economia do planeta, em 2020, e com a realidade de termos um setor empresarial sofisticado”.

Leia também: “Empresa de tecnologia Tivit entra em mercado de serviços financeiros”

O Índice Global de Inovação considera indicadores como funcionamento das instituições, capital humano e pesquisa, infraestrutura, sofisticação de mercado, sofisticação empresarial, produtos de conhecimento e produtos criativos.

Em 2021, o Brasil se destaca em sofisticação empresarial (34ª posição) e capital humano e pesquisa (48ª). O pior desempenho do país é verificado no quesito instituições (78º lugar).

Leia também: “‘O Brasil está decolando de novo’, afirma Guedes”

Entre os países da América Latina e do Caribe, o Brasil ocupa a quarta colocação entre 18 economias analisadas — atrás de de Chile (53º), México (55º) e Costa Rica (56º).

Na comparação com os demais países dos Brics, o Brasil só está à frente da África do Sul (61º). A China é a 12º colocada, a Rússia está em 45º lugar, e a Índia, em 46º.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.