publicidade
Economia

Comissão adia votação da proposta orçamentária de 2025

A deliberação do texto foi postergada para a próxima sexta-feira, 21

Angelo Coronel
O senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator da proposta, teme que o Congresso vote o texto somente no início de abril | Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) adiou a votação da proposta orçamentária de 2025, que estava prevista para esta quarta-feira, 19. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar o projeto, que vai passar por votação conjunta na Câmara e no Senado antes de entrar em vigor.

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator da proposta, afirma que o Executivo sugeriu ajustes no texto, o que provocou o atraso na apresentação do relatório.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

“Se o governo enviar mais rápido, mais rápido será publicado”, disse Angelo. “Eu estimo que deveremos estar votando este Orçamento no Congresso Nacional na quinta-feira pela noite, podendo estender para sexta-feira desta semana.”

O deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI), presidente do CMO, justifica que o atraso na votação ocorre em razão dos “inúmeros ofícios” enviados pelo Ministério do Planejamento desde a última sexta-feira, 14. A pasta propõe alterações no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa).

“As alterações levam os técnicos da consultoria de Orçamento a praticamente reverem todo o texto do relatório final do senador Angelo Coronel”, ressalta Arcoverde. “Mas o importante é que agora estamos prontos para concluir nossa missão.”

Em contrapartida, Angelo teme que, se o Executivo continuar a atrasar, o Congresso vote o texto somente no início de abril. Isso ocorreria porque os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), devem estar fora do país na próxima semana.

“Tem esse risco”, afirma o relator. “Porque precisamos de pelo menos três dias para que a equipe técnica faça toda a elaboração e corrija algumas distorções.”

Governo corre para aprovar pauta orçamentária

O governo Lula corre contra o tempo para aprovar os projetos de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Ploa nesta última semana antes do recesso parlamentar.

Além disso, o governo busca aprovar a votação do pacote de corte de gastos e regulamentar a reforma tributária. A reforma, já aprovada pelo Senado, retornou à Câmara para nova análise antes de seguir para sanção presidencial.

+ Leia também: “Congresso convoca sessão para votar Orçamento de 2025”

1 comentário
  1. Roman Keller
    Roman Keller

    Isso é uma piada d mal gosto, um desrespeito para com tds nós…
    Estamos terminando o primeiro trimestre e nao temos um orçamento?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.