Revista Oeste - Eleições 2022

Conselho aprova Paes de Andrade como novo presidente da Petrobras

Indicado do governo federal assume em meio à crise dos combustíveis, com mandato até 13 de abril de 2023
-Publicidade-
Caio Paes de Andrade é aposta do governo para lidar com crise dos combustíveis
Caio Paes de Andrade é aposta do governo para lidar com crise dos combustíveis | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta segunda-feira, 27, Caio Mário Paes de Andrade como novo presidente da estatal de economia mista. O indicado do Ministério de Minas e Energia também foi aceito como conselheiro da empresa.

Com sete votos entre dez possíveis, Paes de Andrade foi eleito conselheiro até a próxima assembleia geral de acionistas, quando todo o Conselho de Administração vai ser submetido a nova eleição. Por sua vez, seu mandato como presidente vai até 13 de abril de 2023.

O novo presidente da Petrobras havia sido indicado pelo governo federal em 23 de maio. Na última sexta-feira, Paes de Andrade recebeu a aprovação do Comitê de Pessoas da estatal, no trâmite convencional de ingresso na empresa.

-Publicidade-

Paes de Andrade assume em meio à crise de combustíveis no país, que apressou a saída de José Mauro Ferreira Coelho — com pedido de demissão na última semana.

Há duas semanas, a Petrobras anunciou reajustes nos preços de gasolina e diesel e viu reação imediata do mundo político, com pressões públicas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PL-AL), a respeito da condução da política de combustíveis.

Também na última semana, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para que a Petrobras explicasse os critérios adotados para a política de preços de combustíveis no país nos últimos 60 meses. A estatal se comprometeu a entregar relatórios sobre a questão, mas solicitou a extensão do prazo.

Currículo do novo presidente da Petrobras

Caio Mário Paes de Andrade é formado em comunicação social pela Universidade Paulista. O executivo também possui pós-graduação em administração e gestão pela Universidade de Harvard e mestrado em administração de empresas pela Universidade de Duke, ambas dos Estados Unidos.

Empreendedor nos ramos de tecnologia de informação, mercado imobiliário e agronegócio, fundou e liderou a construção de algumas empresas de sucesso. Na área social, criou o Instituto Fazer Acontecer, organização que causa impacto positivo direto em 4 mil crianças e adolescentes no semiárido baiano, por meio do esporte.

Em 2019, Paes de Andrade assumiu a presidência do Serpro, principal estatal de tecnologia de informação das Américas. Em seguida, tornou-se secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, antigo Ministério do Planejamento, em que coordenou a elaboração da Reforma Administrativa e da plataforma gov.br, núcleo central da transformação digital do Estado brasileiro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.