publicidade
Economia

Ibovespa cai, e dólar sobre após frases de Haddad e risco fiscal

O ministro da Fazenda não passou segurança ao mercado após falas de Lula e disse que meta de déficit zero não será cumprida

ibovespa caiu dólar subiu haddad
Após falas de Haddad, o Ibovespa caiu e o dólar subiu, nesta segunda-feira, 30 | Foto: Reprodução/Pixabay |

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, 30, enquanto o dólar subiu ante o real após as frases do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a meta de déficit zero em 2024.

O Ibovespa fechou em queda de 0,68%, chegando a 112.532 pontos, e voltou ao mesmo patamar de maio 2023.

Receba nossas atualizações

O dólar, por sua vez, fechou em alta de 0,69%, batendo R$ 5,0474, o maior nível dos últimos sete meses.

O pregão mostrou as preocupações dos investidores com o cenário fiscal para 2024. Isso porque um desequilíbrio das contas públicas pode comprometer o ciclo de cortes nos juros iniciado pelo Banco Central.

As piores ações do dia foram a Petz, que fechou em -4,86%, a Braskem, que terminou o pregão em -5,47%, e o Magazine Luiza, que acabou o dia em -6,16%.

As ações do setor bancário e do setor de varejo também caíram, assim como os papéis da Petrobras, que acompanharam a cotação do petróleo em queda.

Haddad mostra nervosismo em coletiva com jornalistas

O pessimismo no mercado se instalou após a coletiva de imprensa de Haddad. O Ibovespa, que estava operando em território positivo, acabou passando para o negativo no exato momento da coletiva.

Leia também: “Vídeo: irritado, Haddad abandona entrevista e não responde sobre déficit fiscal”

O ministro da Fazenda demonstrou uma forte irritação e nervosismo ao falar com a imprensa, após ser questionado sobre a meta de déficit fiscal para 2024.

Haddad não quis responder se ela será alcançada ou não no próximo ano.

Durante a coletiva, Haddad chamou os jornalistas de “queridos” e “queridas” de forma debochada.

Ele também mandou uma jornalista “fazer o seu trabalho” quando questionado sobre uma empresa específica.

Na última pergunta, Haddad se recusou a respondê-la, levantando-se e saindo da sala.

Haddad diz que Lula não está sabotando o país

O ministro foi questionado sobre as recentes declarações do presidente Lula sobre o déficit fiscal para 2024.

O ministro da Fazenda se limitou a declarar que o presidente Lula “não está sabotando o país”.

Na última sexta-feira, 27, Lula declarou que o governo não vai conseguir manter o déficit zero para 2024.

Na ocasião, Lula afirmou que “o mercado é muito ganancioso” e que “dificilmente a meta será cumprida”; referindo-se à meta de fechar o ano de 2024 com zero déficit nas contas públicas brasileiras.

Saiba mais: “Lula admite que não vai cumprir déficit zero em 2024”

Ainda na coletiva desta tarde, contra o ânimo dos investidores, Haddad evitou responder questões feitas por entrevistadores sobre a meta do governo para o ano seguinte, e afirmou:

“Meu papel é buscar o equilíbrio fiscal, porque acredito que o Brasil precisa voltar a olhar para as contas públicas. Eu vou buscar equilíbrio fiscal de todas as formas justas e necessárias. A minha meta está mantida”.

Mercado aumenta previsão dos juros e inflação para 2024 e 2025

O Boletim Focus desta segunda também mostrou uma maior preocupação do mercado com a situação fiscal do Brasil nos próximos anos.

Os dados da pesquisa realizada semanalmente pelo Banco Central (BC) mostram que o mercado aumentou a previsão das taxas de juros de 2024 para 9,25% ao ano.

Saiba mais: O recado de Haddad ao Congresso

O mercado aumentou suas previsões para 2025 de 0,25 p.p. em relação aos últimos relatórios. Com isso, a expectativa para a taxa básica de juros (Selic) do ano passou de 8,5% para 8,75% ao ano.

Além disso, o relatório mostrou que as expectativas para a inflação de 2024 aumentaram, de 3,87% para 3,90%.

ibovespa caiu dólar subiu haddad
Relatório Focus mostra aumento das expectativas para taxas de juros e inflação para anos de 2024 e 2025 | Foto: ReproduçãoBACEN |

1 comentário
  1. André Luiz Cumplido de Sant'Anna
    André Luiz Cumplido de Sant'Anna

    Como é que um Ministro da Economia escolhido sem nenhum critério senão o critério de atender a todas as ordens de um presidente absolutamente ignorante pode gerenciar uma economia do tamanho da brasileira fazendo promessas quando o seu chefe só cria despesas para manter-se presidente?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.