Indústria vai empregar 2 milhões de trabalhadores até 2025

Eles deverão repor inativos e preencher novas vagas do setor
-Publicidade-
Entre as áreas que mais vão precisar de mão de obra estão técnico em segurança do trabalho, técnico em mecânica de manutenção e de apoio em pesquisa e desenvolvimento
Entre as áreas que mais vão precisar de mão de obra estão técnico em segurança do trabalho, técnico em mecânica de manutenção e de apoio em pesquisa e desenvolvimento | Foto: Reprodução

A indústria precisará de 2 milhões de trabalhadores qualificados em formação inicial para repor inativos e preencher novas vagas até 2025. A informação consta no Mapa do Trabalho Industrial, um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta segunda-feira, 16.

Essa é uma parcela dos 9,6 milhões de trabalhadores que precisarão de qualificação para trabalhar na indústria nos próximos anos. Os outros 7,6 milhões são de pessoas que já estão na indústria ou já têm formação e precisarão passar por novos aperfeiçoamentos profissionais.

Entre as áreas que mais precisarão de profissionais com formação inicial, estão as transversais, que possibilitam a atuação em áreas diferentes, como técnico em segurança do trabalho, em mecânica de manutenção e de apoio em pesquisa e desenvolvimento.

-Publicidade-

As outras áreas de formação que serão requisitadas são parecidas tanto para os iniciantes como para quem está inserido no mercado. As áreas com maior demanda serão as de construção, metalmecânica, logística e transportes e alimentos e bebidas.

Novas vagas

Dentro desses 2 milhões, o estudo revelou que em quatro anos devem ser criadas cerca de 500 mil novas vagas em ocupações industriais. O restante é para reposição de inativos.

Segundo a CNI, dois públicos principais poderão preencher essas vagas: profissionais que saíram do mercado de trabalho mais recentemente e precisam passar por uma requalificação profissional e recém-saídos dos cursos de formação.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.