Não existe economia socialista de mercado

É o que afirma Ubiratan Jorge Iorio, em artigo publicado na Edição 80 da Revista Oeste
-Publicidade-
Não existe economia socialista de mercado, segundo Ubiratan Jorge Iorio
Não existe economia socialista de mercado, segundo Ubiratan Jorge Iorio | Foto: Shutterstock/Revista Oeste

Em artigo publicado na Edição 80 da Revista Oeste, Ubiratan Jorge Iorio argumenta que não há economia socialista de mercado. Para comprovar sua tese, o colunista usa a China como exemplo. “Quem dá todas as cartas, na política, na economia, nos costumes, no número de filhos e em praticamente tudo, é o Partido Comunista”, afirma Iorio.

Leia um trecho

“Quem ainda não ouviu a falsa narrativa de que a economia chinesa é um caso bem-sucedido de ‘socialismo de mercado’ ou ‘economia socialista de mercado’? Ora, alguém que afirma algo desse tipo mostra que não sabe nem o que é socialismo e muito menos o que é economia de mercado. Sob o ponto de vista da lógica, a possibilidade de convivência entre ambos não existe. Os problemas de organização econômica da sociedade não se apresentam em termos contrários, mas contraditórios. Termos contrários admitem um termo intermediário: entre frio e quente, existe ‘morno’. Entre fechado e aberto existe ‘semiaberto’. Entre branco e preto, existe ‘cinza’, etc.”

-Publicidade-

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 80 da Revista Oeste vai além do artigo de Ubiratan Jorge Iorio. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Cristyan Costa e Paula Leal, Silvio Navarro, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Dagomir Marquezi, Edilson Salgueiro e Afonso Marangoni.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.