publicidade
Economia

O peso invisível dos impostos — Dia da Liberdade de Imposto 2025

Brasileiro trabalha quase cinco meses do ano apenas para pagar tributos

impostômetro - associação comercial de são paulo - impostos
Registro do Impostômetro, instalado na região central de São Paulo | Foto: Divulgação/ACSP

* Por Daniela Villagra

Todos os anos, o povo brasileiro trabalha quase metade do tempo apenas para pagar impostos. Este ano, só depois desta quinta-feira, 29 de maio — quase cinco meses de esforço — é que o cidadão finalmente começa a colher os frutos do próprio trabalho, podendo, enfim, focar na sua própria prosperidade e felicidade.

Receba nossas atualizações

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), em 2025, 40,82% da renda média do brasileiro serão destinados a impostos, taxas e contribuições. Ainda mais alarmante é o fato de que, mesmo com essa carga pesada, o Brasil ocupa a última colocação no Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes), que mede a eficiência do uso dos recursos públicos em prol da população.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Para agravar o cenário, uma pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos revelou que um de cada quatro brasileiros nem sequer sabe que paga impostos no dia a dia. A carga tributária segue em crescimento ao longo dos anos, consumindo uma parcela significativa do esforço dos cidadãos, que são obrigados a pagar pelo que, em tese, deveria se converter em serviços públicos de qualidade. No entanto, o que se observa é a manutenção de um Estado inchado, ineficiente e distante das reais necessidades da população.

Essa realidade é simbolizada pela 17ª edição do Dia da Liberdade de Imposto, realizada justamente nesse período do ano para provocar reflexão e ampliar a conscientização dos brasileiros sobre o peso da carga tributária que recai sobre nossos ombros. A iniciativa, sem fins lucrativos, é promovida por diversos institutos comprometidos com a construção de um país mais livre e próspero.

Neste ano, as ações incluem a venda de gasolina sem imposto em duas capitais: São Paulo e Porto Alegre.

São Paulo

  • Data: 2 de junho (segunda-feira), a partir das 10h
  • Local: Eco Posto Bandeirantes (Av. dos Bandeirantes, 3459 – Rede Monteiro)
  • Organização: IFL-SP, Instituto Mises Brasil, Instituto Millenium, Movimento Endireita Brasil, Livres, Students for Liberty Brasil e Rede Monteiro
  • Serão disponibilizados 10 mil litros de gasolina sem impostos diretos (36,2%), com limite de 30 litros por carro.

Porto Alegre

  • Data: 5 de junho (quinta-feira), a partir das 8h
  • Postos participantes:
    • Self Service – Av. Cristóvão Colombo, 128 (Floresta)
    • Self Service – Av. Ipiranga, 8901 (Partenon)
  • Organização: Instituto Atlantos, Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Instituto Liberdade, Rotary Club de Porto Alegre e Students for Liberty Brasil
  • Serão distribuídas 1.000 fichas, divididas igualmente entre os dois postos. Cada carro poderá abastecer até 10 litros de gasolina sem imposto, totalizando 5 mil litros em cada unidade.

Enquanto o Estado continuar pesando sobre os ombros de quem trabalha, empreende e produz, não teremos um país verdadeiramente próspero. É por isso que, mais do que abastecer o tanque, estamos aqui para abastecer o debate.

Para finalizar, citamos Margaret Thatcher: “Não existe dinheiro público, existe apenas dinheiro do pagador de impostos”.

Daniela Villagra é presidente do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP)

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade