-Publicidade-

Outubro tem a maior produção de veículos dos últimos 12 meses

Dados da Anfavea apontam aumento de 7,4% na produção total das montadoras.
Outubro tem a maior produção de veículos dos últimos 12 meses | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Outubro tem a maior produção de veículos dos últimos 12 meses | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | anfavea, outubro, retomada econômica,

Dados da Anfavea apontam aumento de 7,4% na produção total das montadoras

anfavea, outubro, retomada econômica,
Outubro tem a maior produção de veículos dos últimos 12 meses
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A produção das montadoras de veículos automotores subiu 7,4% em outubro, marcando, assim, o maior volume em 12 meses. No mês passado, 236,5 mil unidades — entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus — saíram das linhas de montagem, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira pela Anfavea, a entidade que representa a indústria nacional de veículos.

Em relação a outubro de 2019, contudo, a produção de veículos caiu 18%. De janeiro a outubro, a produção de 1,57 milhão de veículos significou um recuo de 38,5% em comparação com a dos dez primeiros meses de 2019.

Ao comentar o desempenho do setor, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, observou que, para aliviar o investimento em capital de giro, a indústria automotiva vem controlando a produção e operando com estoques “justos”. “Não dá para produzir sem ter certeza da demanda. A indústria está atendendo à demanda, mas sem exagerar na produção para não ter dinheiro empatado em estoque”, disse o executivo.

Os estoques de veículos em pátios de fábricas e concessionárias fecharam o mês passado com volume suficiente para 18 dias de venda, abaixo dos 20 dias de setembro. Moraes também informou que a cadeia é afetada por insuficiência de insumos, como aço, e aumento no preço das matérias-primas.

Com informações do Estadão Conteúdo

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês