publicidade
Imprensa

Colunista de O Globo: 'Ninguém fiscaliza o Supremo'

Para a jornalista Malu Gaspar, Corte promoveu 'debate ligeiro e envergonhado' sobre ministros julgarem clientes de escritórios de advocacia de parentes

quem fiscaliza o supremo - stf - colunista malu gaspar - o globo
Fachada da sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília | Foto: SCO/STF

A forma com que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar ministros para julgamentos de ações que envolvam clientes de escritórios de advocacia mantidos por parentes deles foi motivo de críticas por parte de colunista do jornal O Globo. Malu Gaspar escreveu a respeito nesta quinta-feira, 24.

+ Leia as últimas notícias de Imprensa no site da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

Entre outros pontos, a colunista de O Globo chamou a atenção para o formato adotado pela Corte para discutir o tema. Em vez de sessões exibidas pela TV Justiça, o assunto foi julgado pelo chamado plenário virtual, sistema pelo qual os ministros registram seus votos em plataforma on-line.

Leia mais:

“Quando se trata de impor limites a si próprios, os ministros mudam de atitude”, afirmou Malu. “O julgamento desta semana se deu no plenário virtual, onde os votos não são lidos ou discutidos, apenas publicados no site da Corte. Dos 11 ministros, cinco entregaram votos escritos. Os outros seis apenas deram um clique acompanhando os colegas.”

Sem discussão pública, a maioria do Supremo decidiu que ministros podem julgar causas de pessoas que sejam clientes de escritórios de advocacias mantidos por parentes de integrantes do STF. Nesse sentido, Oeste ressaltou, em nota publicada nesta semana, que quatro ministros são casados com advogadas: Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Nunes Marques.

Colunista de O Globo cita outras questões relacionadas ao Supremo

STF juiz de garantias
O STF terminou na quarta-feira, 23 de agosto, a votação do juiz de garantias | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Para Malu Gaspar, a decisão de não avançar no impedimento de ministros em casos assim, de julgar ações de clientes de escritórios de advocacia ligados às famílias de magistrados, o Supremo mostra que, por ora, não é fiscalizado por nenhum órgão. Nesse sentido, a colunista de O Globo lembrou que alguns dos ministros têm rotina de cobrar para dar palestras — sendo que os valores não são informados ao público.

“No Brasil, porém, o Supremo impõe limites às outras instituições, mas ninguém impõe limites ao Supremo”, escreveu Malu.

O artigo de Malu Gaspar está disponível no site de O Globo. Para ler, basta clicar aqui.

Leia também: “Por que o STF não deve legislar”, reportagem de Loriane Comeli publicada na Edição 178 da Revista Oeste

4 comentários
  1. Luis Gonzaga
    Luis Gonzaga

    Esta Malu deve ter feito o L. Porque muito estupida reclamar agora. E tem instituição que se chama senado federal que pode por um freio no STF. So que a pastilha do freio marca Pacheco está gasta

  2. Bibliófilo

    Por que o seu jornaleco sempre se omitiu ante os desmandos do STF, hein Malu?

  3. Evandir Corrêa Pimenta
    Evandir Corrêa Pimenta

    Quero ver quem tem peito para frear a ditadura do judiciário!

  4. KARIN STEPPE
    KARIN STEPPE

    Agora é tarde querida. O circo já foi montado e a população é a palhaça desse sistema corrupto que é o STF =STE.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade