Pedro Castillo é declarado presidente do Peru; Keiko reconhece derrota

Resultado oficial veio seis semanas depois do pleito; posse do esquerdista será no dia 28
-Publicidade-
O esquerdista Pedro Castillo é, oficialmente, o presidente eleito do Peru
O esquerdista Pedro Castillo é, oficialmente, o presidente eleito do Peru | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Depois de sofrer mais uma derrota na Justiça eleitoral peruana, a candidata conservadora Keiko Fujimori afirmou nesta segunda-feira, 19, que reconhece a vitória do esquerdista Pedro Castillo nas eleições presidenciais do país, realizadas em junho. O resultado final foi proclamado no fim da noite pelas autoridades eleitorais.

Todos os pedidos de revisão ou impugnação apresentados pela filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000) foram negados pelas autoridades eleitorais do Peru. Os últimos recursos ainda pendentes foram rechaçados hoje. A posse de Castillo será no dia 28 de julho.

Conheça as ideias do esquerdista Pedro Castillo, o presidente eleito do Peru

-Publicidade-

Segundo a apuração do pleito no Peru, Castillo venceu a eleição com 50,2% dos votos válidos, contra 49,8% de Keiko — uma diferença de pouco mais de 44 mil votos. “Anuncio que, cumprindo meus compromissos assumidos com todos os peruanos, com [o escritor] Mario Vargas Llosa, com a comunidade internacional, vou reconhecer os resultados porque é o que manda a lei e a Constituição que jurei defender”, afirmou a candidata.

Leia mais: “Justiça do Peru rejeita ação que pedia anulação das eleições presidenciais”

“A verdade terminará de sair à luz de todas as maneiras e vamos trabalhar juntos para que recuperemos a legitimidade de nosso país. O que nos cabe agora é enfrentar unidos uma nova etapa que será muito difícil, porque o comunismo não chega ao poder para soltá-lo. É por isso que queremos impor uma nova Constituição”, completou Keiko em discurso para apoiadores.

Leia também: “Justiça rejeita pedido de prisão preventiva de Keiko Fujimori”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

15 comentários

  1. Mais uma Operação Acolhida para o Exército Brasileiro conduzir. Primeiro Venezuela, em breve Argentina e apresenta suas credenciais para entrar na fila o Peru.

  2. Não conheço o personagem mas pelo fato de ser comunista e pela aparência geral mostrada na foto, diz muito do sujeito: Mais um Mané. Os argentinos já estão começando a adentrar este país, desde que sejam pessoas capacitadas e que venham somar, ótimo, que sejam bem vindos afinal eles vieram da Europa de barco. Já esses peruanos aí, não passam de índios é só ver a cara desse sujeito da foto para concluir isso daí. Mais um índio cocaleiro para perturbar a vizinhança.

  3. O povo sofre por ignorância, alguns por teimosia, mais uma nação que entra p rol dos futuros países falidos pelo comunismo. Em breve estaremos nas fronteiras controlando a entrada dos irmãos peruanos vindo p Brasil, fugindo das desgraça que é a administração da esquerda.

  4. Nunca li tanta ignorância e preconceito em tao pouco comentário, pelo visto vocês não tem idea da situação atual do peru, quem é Keiko Fujimori e o que o sobrenome Fujimori significa. Acredito que antes de comentar vocês deveriam aprender um pouco mais sobre a história do Peru e, porque tanta gente votou pelo castilho, alguém com pouca preparação para o cargo, ao invés de Keiko, supostamente alguém mais preparada.
    Sim, castilho é de esquerda, mas não significa que o Peru vai ser a proxima Venezuela, principalmente porque o povo peruano não vai aceitar um regime comunista, eles já passaram por muita história para aceitar um regime comunista, principalmente após a história com terrorismo e o Sendero Luminoso (se você não sabe, te convido a buscar).
    Pode ser que eles se arrependam de eleger a castilho, mas é apenas um talvez, com a Keiko eles certamente iriam se arrepender, caso vocês não sabiam Keiko já possui diversos cargos contra ela e estava detida em prisão preventiva, o Pai dela, que foi presidente segue na prisão, o porque você quer saber? Eu te digo, má gestação de fundos, desvio de fundos, corrupção (saiu um video de seu assessor COMPRANDO o que pode ser dito como metade do país, os vídeos seguem na internet caso vocês não acreditem, busquem por Vladivideo) e se não for o suficiente para você também tem cargos por HOMICÍDIO, ademais de toda a história com histerectomias forcadas na população.
    Não se pode julgar os filhos pelos erros do País, mas obviamente neste caso o problema é genético.
    E além de ignorantes vocês também são racistas?
    “Mais um índio cocaleiro para perturbar a vizinhança”. É um problema ser indígena agora? Faz dele menos humano? Torna ele automaticamente em cocaleiro?Sabia que o Brasil é um dos maiores consumidores de cocaína no mundo? Basicamente somos o sujo falando do mal lavado.
    Eles escolheram o melhor das duas opções, não que qualquer um dos dois estivesse apto a governar, um possui pouca formação e a outra é corrupta até dizer basta.
    Nós fizemos a mesma escolha. Ao invés de escolher o que obviamente erá corrupto, escolhemos o louco. E imagino que foi a melhor escolha.
    Deixem de julgar e dar palpite sem ter ao menos uma ligeira noção do País alheio e de sua história.

    1. Você deve estar tentando dizer que os ídolos do novo presidente são verdadeiros pacifistas. Mao Tse Tung, Lênin, Stalin,

      1. Você deve estar tentando dizer que os ídolos do novo presidente do Peru são verdadeiros pacifistas. Mao Tse Tung, Lenin, Stalin, Trotsky, Fidel Castro, Pol Pot, Kim Il-sung fizeram suas revoluções com rosas, ao som de Imagine do John Lennon.

    2. E quem disse que sou favorável àquela peruvia-japonesa filha e discípula de um grande corrupto? E continuo achando que o índio cocaleiro peruano é um Mané mesmo e muito pior que isso é um comuna como você, seu trouxa. Vá se foder, estúpido!

    3. Comunista no poder é sinal de fracasso e sofrimento. Coitado do povo Peruano!
      Bruno, respeito sua opinião, mas defender comunismo é atitude patética demais!
      Aguardemos os acontecimentos.

  5. Bem eu obviamente não fui claro, não devo ter me expressado bem. Então vou explicar melhor.
    Não sou a favor do comunismo, bem pelo contrário. Mas o que tentei explicar é que compreendo o posicionamento dos peruanos. E honestamente concordo com que tenham eleito castilho.
    Um pouco mais de história do peru para vocês que obviamente não se deram o tempo de buscar.
    O comunismo, matou milhares de Peruanos. E não foram os limenhos que vivem na capital. Foram os que vivem nas regiões rurais do Peru, mestiços e indígenas. Não apenas matou milhares, aldeias inteiras foram destruídas, famílias inteiras foram mortas, você acordava e via gente pendurada do poste de luz, enforcada, como mensagem. “Ou você está conosco ou está contra nós”.
    Isso foi o que aconteceu, busquem. E quem mais sofreu foram os que atualmente elegeram o castilho. Você parou para pensar um segundo o porquê? Não porque você está cegado pelas noções de esquerda e direita e pelo seu racismo, NADA é preto ou Branco. E quando eu disse que os Peruanos não iriam deixar o comunismo voltar e, porque eles se lembram. Essa ferida ainda está aberta.
    E se eles votaram no castilho é porque eles estão cansado de ver governos que se esquecem que mais de 50% da população peruana é indígena.
    Os peruano nao sao esquerdistas, ao contrário do que pode parecer.
    E te explico o porque que você tem essa visão erronia. Porque os outros 49% dos peruanos que votaram na Keiko acham que apenas porque Castilho é indígena, e vem de área rural, que ele também vai ser comunista. Ou seja sao tao ignorantes e racistas quanto você que julga um povo por sua raca. São limenhos que quase não sofreram com o terrorismo. Que não tinham seus filhos sequestrados e levados para que formasse parte do Sendero Luminoso.
    Volto a falar, os indígenas e mestiços Peruanos NAO SAO comunistas. Sabe quem são os comunistas no Peru? Os jovens limenho, brancos de origem europeia, que nunca sofreram na vida com o comunismo, que não leram um livro sobre historia do Peru e que idolatram a Marx.
    Eu não sou comunista, acho o comunismo uma merda, não sou o maior fã do capitalismo, da direita, mas obviamente é uma muito melhor opção que o comunismo. Os únicos que gostam do comunismo sao os que nunca viveram baixo um governo comunista ou os que lucram com o mesmo.
    E esses nao sao os Peruanos. Pode ser que o castilho seja um comunista louco. Mas não é por isso que os peruanos votaram nele.

  6. México, Nicarágua, Cuba, Venezuela, Peru, Bolívia, Uruguai, Argentina. Chile será o próximo. Há sério perigo na Colômbia com as recentes ações terroristas (cheiro de Farc no ar).
    O cinturão vermelho volta com força na América Latina.
    Deus proteja o Brasil.

  7. Votar em um comunista em 2021 é prova de burrice insuperavel. Olhe a Coreia do Norte x Coreia do Sul. Veja a experiência alemã. Mesmo povo, dois sistemas! A CHINA só deu certo quando enterrou as ideias do Mao e implantou uma ditadura baseada no mandarinato confucionista. Depois de CUBA e da VENEZUELA como alguém pode acreditar no comunismo. Se o índio cocaleiro for bem assessorado pelos cubanos, dá um golpe e nunca mais saí do poder.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site