publicidade
Mundo

Dinamarca: volta ao quase normal

Com testagem em massa, atividades serão reabertas no país a partir desta sexta, 21 de maio

Kopenhagen, na Dinamarca
Kopenhagen, na Dinamarca

A população da Dinamarca já tem data para voltar a uma vida praticamente normal — 21 de maio, a próxima sexta-feira —, anunciou o governo local na terça-feira 18. Todas as atividades serão reabertas, com exceção das casas noturnas.

A reabertura se deve ao fato de o país escandinavo investir em testagem em massa, já que o projeto de acelerar o ritmo de vacinação fracassou após relatos de efeitos colaterais das doses da AstraZeneca. Como noticiado por Oeste, a Dinamarca foi o primeiro país a interromper o uso do imunizante. Até esta terça, cerca de 29% da população havia recebido a primeira dose de alguma vacina. E um pouco mais de 18% dos dinamarqueses receberam a segunda.

Receba nossas atualizações

Leia também: “Dinamarca renuncia à vacina da Johnson & Johnson”

De acordo com o WorldoMeter, a nação é líder em testes de Sars-Cov-2. Desde o começo da pandemia, foram realizados 48 milhões de exames, totalizando mais de oito kits de diagnóstico por habitante. O Reino Unido, que também se serve da testagem em massa para realizar o desconfinamento, utilizou 2,49 testes por habitante, e os Estados Unidos, 1,4.

“A Dinamarca tem as ferramentas certas para manter a epidemia controlada: uma grande capacidade de teste e de ação no caso de surtos locais, rompendo as cadeias de infecção”, afirmou o ministro da Saúde, Magnus Hunicke, nesta terça-feira.

Um experimento em Bornholm, ilha turística do país, comprovou o impacto positivo dos diagnósticos. Nela, a população local passou a realizar dois testes diários para a covid-19. E, mesmo com um grande número de visitantes durante o feriado de Páscoa (a população na ilha costuma aumentar em até 25% nessa ocasião), a taxa de contágio se manteve controlada.

Reabertura

Com a reabertura nesta sexta, as companhias poderão ter 20% de ocupação presencial. Em 14 de junho, o número passa para 50%, e, em 1º de agosto, para 100%. Reuniões de até 50 pessoas em ambientes externos e 100 ao ar livre poderão ser realizadas. Esses limites devem ser ampliados em julho e totalmente liberados em agosto, exceto grandes aglomerações, como festivais.

O ensino superior e escolas para a população adulta também poderão retomar as aulas presenciais, como já vinha ocorrendo na educação básica. Viagens turísticas para outras 30 nações europeias estão liberadas, com algumas regras, como testagem e quarentena.

O aplicativo coronapas, uma espécie de passaporte contra a covid-19, que registra resultados dos testes para o novo coronavírus, doses de vacinação que o usuário recebeu ou a recuperação da doença, conforme reportou Oeste, deve ser extinto em julho. E, no fim de agosto, época em que se espera que a população acima de 16 anos esteja vacinada, máscaras devem deixar de ser exigidas.

Leia também: “Dinamarca adota coronapas, um ‘passaporte’ contra a covid-19″

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade