Na terça-feira 20, uma ex-secretária de um campo de concentração nazista na Polônia foi condenada a dois anos de cadeia, pela morte de mais de 10 mil pessoas.
O juiz Dominik Gross, responsável pela condução do caso de Irmgard Furchner, considerou que a mulher, de 97 anos, tinha plena compreensão dos fatos ocorridos no campo de concentração de Stutthof, na Polônia.
Ela trabalhou no local entre 1943 e 1945, como datilógrafa e secretária do comandante do campo, Paul Werner Hoppe. O magistrado responsabilizou Irmgard pelo cometimento de “assassinatos cruéis e malignos”.
Iniciado em setembro de 2021, o julgamento ocorreu na cidade de Itzehoe, no norte do país, sendo um dos últimos processos na Alemanha relacionados à atuação dos nazistas. Irmgard tentou escapar do julgamento, fugindo do lar de idosos onde reside, mas foi encontrada horas depois da fuga.
“Eu lamento por tudo o que aconteceu, lamento por estar naquele período em Stutthof”, disse a ex-secretária do campo nazista condenada, durante o depoimento. “Não posso dizer outra coisa.”
Estima-se que 65 mil pessoas tenham morrido em Stutthof, entre prisioneiros judeus, membros da resistência polonesa e prisioneiros de guerra. A maioria dos prisioneiros morreu de fome, sede, doenças infecciosas e exaustão por conta dos trabalhos forçados. Os prisioneiros considerados fisicamente mais fracos eram encaminhados para as câmaras de gás.
Por conta da idade avançada, Irmgard cumprirá a pena em liberdade condicional.
Ela era datilógrafa. Dizem que chamava as vítimas para fazer a ficha e quando íam colocar o dedão para a digital, batia com a máquina de escrever na cabeça delas até matar.
Besteira, folclorismo, busca de bote expiátorios, palhaçada e maltrato a idosos.
Mas, este julgamento foi na Alemanha? A mulher tinha 97 anos e ainda foi condenada, o soldado nazista de 101 anos foi condenado. Fico muito triste com o meu país. É claro que devemos respeitar a idade dessas pessoas, mas, elas mataram mil e 10 mil e muito mais. Mesmo em suas velhices pagaram pelos seus pecados de guerra. Quando que nosso país terá essa justiça. …lágrimas…
No Brasil teria tido como advogado o boquinha de veludo que defendeu o terrorista italiano!
Correto. Quero saber quando os esquerdistas comunistas e socialistas fascistas serão condenados.
Quando os extremistas de direita e neofascistas o forem.
Por que nonagenários nazistas ainda hoje são julgados e nenhum criminoso comunista do antigo bloco soviético foi julgado? E por que a imprensa esqueceu os crimes dos comunistas? Por que Hollywood faz tanto filme sobre os crimes dos nazistas mas não faz sobre os crimes comunistas que são mais recente e ainda tem muitas testemunhas vivas? Depois dizem que não existem mais comunistas porque o comunismo acabou junto com o Muro de Berlim…
Na Romênia ex-comunista houve muítissimos julgamentos de antigos carrascos que fizeram atrocidades na sua ditadura comunista e também houve um pouco na Polônia, Hungria e mesmo um pouco na Alemanha Oriental.
Um baita exemplo de como a justiça também não funciona fora do Brasil.
Basicamente, a Alemanha deixou por anos de julgar pessoas com laços com o Nazismo, pessoas que realmente participaram e foram culpados de crimes. Basicamente deixaram todos morrer. Agora, pegam gente que tinha 18 a 20 anos na época, que está longe de ter qualquer responsabilidade sobre o que acontecia aos prisioneiros, sendo que estavam apenas cumprindo ordens e nem mesmo chegaram a receber a ordem de matar ou fazer qualquer coisa com algum prisioneiro. É mole? Por fim houve vários casos de abusos e genocídios na Alemanha Oriental com pessoas vivas e tudo isso é basicamente ignorado, afinal alguns devem até estar no parlamento alemão.
No Brasil seria anistiada e diplomada pelo STF/TSE
justiça boa é essa da polonia que condenou um mulher de 97 anos, ja a do brasil mds
A MULHER TEM UM EXCELENTE VALOR HISTÓRICO A NOS ENSINAR, RAROS OS QUE ESTÃO VIVOS PARA CONTAR ESTA MAGNIFICA HISTÓRIA DE GUERRA DO SÉCULO XX.
É uma condenação simbólica, que servirá de exemplo com muitas pessoas que colaboram com ditadores.
Isso serve de exemplo é de fazer um crime a mais isso sim.