Justiça da África do Sul suspende construção de sede da Amazon

O local, na Cidade do Cabo, foi considerado sagrado e iria abrigar um complexo com hotel e escritórios
-Publicidade-
Alguns dos descendentes da região se opuseram ao desenvolvimento do projeto da Amazon
Alguns dos descendentes da região se opuseram ao desenvolvimento do projeto da Amazon | Foto: Reprodução/Unsplash

A Amazon precisou paralisar a construção da sede continental da companhia na Cidade do Cabo, na África do Sul, por determinação da Justiça do país, que atendeu a um pedido de representantes de povos, que afirmaram que a terra é sagrada.

Alguns de seus descendentes se opuseram ao desenvolvimento do projeto River Club, onde a Amazon seria o principal inquilino. O complexo também inclui planos para um hotel, escritórios e residências, pois fica na confluência de dois rios.

A Justiça reconhece que representantes dos povos originários do país apoiaram o projeto em troca da construção de um centro de cultura e patrimônio no local. Mas o Conselho Tradicional Indígena Khoi Khoin, de Goringhaicona, e uma associação de bairro pediram a interrupção do empreendimento.

-Publicidade-

“O direito fundamental à cultura e ao patrimônio de grupos indígenas, mais particularmente os povos khoi e san, está ameaçado na ausência de consulta adequada”, disse o tribunal, em decisão datada de 18 de março, mas publicada no domingo 20.

Os índios khoi e os san foram os primeiros habitantes da África do Sul, os últimos como caçadores-coletores por dezenas de milhares de anos, e os primeiros se unindo a eles como pastores há mais de 2 mil anos.

As comunidades reclamam que sofrem com desigualdades sociais e falta de oportunidades e dizem que seu passado continua sendo ignorado.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Não existe nada mais importante que a cultura do atraso, árvore sagrada, perereca divina, montanha dos deuses. Porque se preocupar com o desenvolvimento, bem estar da pessoas, empregos, perspectiva de vida melhor, se temos as arvores,pererecas e montanhas para aplacar as nossas necessidades espirituais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.