Macron alerta franceses sobre ‘fim da abundância’ e fala em ‘sacrifícios’

Governo está preocupado com aumento da inflação e falta de energia no inverno
-Publicidade-
Emmanuel Macron: 'Nosso sistema baseado na liberdade pode significar fazer sacrifícios'
Emmanuel Macron: 'Nosso sistema baseado na liberdade pode significar fazer sacrifícios' | Foto: Reprodução/Flickr

Em meio à crise energética e à inflação crescente em toda a União Europeia, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta quarta-feira, 24, que a nova era, do “fim da abundância”, poderá exigir sacrifícios dos franceses. Sem especificar que tipo de exigências poderão ser impostas, Macron citou como causas do novo cenário as “mudanças climáticas” e a ofensiva russa na Ucrânia.

“O que vivemos é um grande ponto de inflexão”, afirmou o chefe de Estado em reunião do Conselho de Ministros. A situação dos países europeus é preocupante porque não a Rússia, de quem a União Europeia é extremamente dependente, diminuiu o fornecimento de energia e não há combustível suficiente para o inverno. Além disso, as temperaturas excepcionalmente altas neste verão não permitiram economizar. Soma-se a isso o longo período de bloqueios impostos em toda a Europa como medida de contenção da pandemia de covid-19.

Macron tem falado em um outono e inverno “duros”, devido ao fim do fornecimento de gás russo, e pediu aos franceses, dias atrás, para aceitarem “unidos pagar o preço” da “liberdade” e dos “valores”, em referência direta à Rússia. “Nosso sistema baseado na liberdade em que nos acostumamos a viver, às vezes, quando temos de defendê-lo, pode significar fazer sacrifícios”, afirmou o presidente nesta quarta-feira.

-Publicidade-

Para Macron, o momento atual “pode parecer estruturado por uma série de graves crises” e portanto poderia ser “o fim da abundância e da despreocupação”. Reeleito em abril, o presidente francês tem como desafios conter a crise energética, cumprir promessas de mudança de matriz energética, abandonando combustíveis fósseis, retomar a reforma trabalhista, em um momento em que não conta com maioria absoluta no Parlamento.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

20 comentários Ver comentários

  1. engraçado, não vi nenhum comentário da Greta ou do Di Caprio sobre as queimadas na França…os europeus (vivo metade do ano na Espanha) são culpados por eleger e reeleger governos de esquerda. um dia a riqueza acaba…Os governantes da Europa cavaram essa cova…nós estamos sendo enterrados nela…em tempo, está quente sim aqui…muito quente…e só vai piorar até 2024 pelo menos…estamos fase de aumento de manchas solares, o pico vai ser entre 2024 e 2025, depois voltamos para mínimas, como sempre acontece a cada ciclo de 11 anos…no ano passado tivemos um recorde de frio no inverno, com Madrid chegando a -16 graus…os cientistas (sérios) que estudam manchas solares preveem que os picos de máxima estão cada vez mais fracos, indicando que estamos entrando em um período de queda na temperatura global como tivemos no século 17…mas antes disso, esses idiotas já terão destruído a economia, escutando os partidos verdes e greenpeaces da vida…

  2. Criaram o problema com as políticas ESG e Teoria Monetária Moderna (TMM).
    A ESG reduz o investimento em combustíveis fósseis, reduz a produção agropecuária com a proibição de uso de fertilizantes e defensivos, depois inundam a economia com a criação frenética de moeda. Quando tudo fizer efeito, culpam as mudanças climáticas de Nárnia e pedem mais poderes para resolverem os problemas que eles mesmos criaram.

  3. Duas coisas:
    1. ensaio para o controle social absoluto pela Nova Ordem Mundial; ou
    2. Os franceses se e doderam com o fecha tudo e a irresponsabilidade desse Bambi

  4. Tudo teatro! Eles querem implantar a agenda 2030, vão colocar a humanidade de joelhos. Não sei se prestaram atenção num discurso do Fux, bem no finalzinho, ele diz, não vamos desistir da agenda 2030 colocada pela mos. Portanto, para reverter tudo isso, só os povos, não aceitarem, rejeitar mesmo, antes de cair de joelhos para estes ditadores.

  5. A UE,embrião da Nova Ordem Mundial, começa a ruir.Todo regime ditatorial,mesmo quando disfarçado,está fadado a ser vítima da suas contradições.

  6. Monsieur Macron,

    São por esses „valores“ e „liberdade“ que mais vozes na UE estão pedindo a proibição geral de entrada para cidadãos russos?

    Seriam esses os valores ocidentais que querem punir quase 150 milhões de pessoas, só porque não gostam das políticas do governo russo?

    Não é inaceitável e repugnante este pedido sobretudo quando um dos que desejam esta monstruosidade racista é o líder do partido CDU, o mesmo da ex-chanceler alemã, maman Merkel, lembra?

    Imagienmos qual seria a reação dos franceses se alguém exigisse que todos os israelenses fossem proibidos de entrar na UE por causa da política israelense em relação aos palestinos. O clamor seria enorme e com razão, mas quando se trata de russos não é ofensa grave, monsieur Macron?

    Na Guerra Fria, monsieur Macron, quando os estados da União Soviética trancaram seus cidadãos e os proibiram em grande parte de viajar para países fora do bloco oriental. uma das demandas legítimas do ocidente na época era que o bloco oriental respeitasse gentilmente o direito humano à liberdade de movimento. Hoje, no entanto, são os estados ocidentais que querem restringir esse direito humano exigindo a proibição total da emissão de vistos para os russos. Como isso se encaixa com os tão elogiados “valores ocidentais”; monsieur Macron, pouvez-vous expliquer ?

  7. O que esse pessosl mais faz é praticar a hipocrisia. Ele não tem como culpar o governo anterior! Fica inventando pretesto para justificar a própria incompetência. Ainda bem que a França está perdendo significância no mundo atual !

  8. Ele na verdade, deveria se soubesse, alertar seu povo, para o que brevemente ocorrerá.

    Que sendo o que os das religiões-ainda-a-desestagnar chamam erradamente de MUNDO MATERIAL… E os das ciências-ainda-avançar, chamam também erradamente de UNIVERSO MATERIAL:

    Um MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR PI, não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS-ELETROMAGNÉTICOS EMITIDOS, muito mais avançados do que se conhece como WI-FI…

    Sendo também o que esse analfabeto das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS chama primitivamente e indevidamente de nosso SISTEMA SOLAR… Verdadeiramente um MACRO ÁTOMO… Um ÁTOMO DESCOMUNALMENTE GIGANTESCO!

    E pela QUÂNTICA AVANÇADA, tudo que ocorre no micro ocorre também no MACRO, com apenas diferenças de que no micro-átomo, ocorre em micros-espaços-tempos… E no MACRO-ÁTOMO indevidamente nosso SISTEMA SOLAR: em MACROS-ESPAÇOS-TEMPOS…

    Sabendo esse ignorante que no micro-átomo, elementos atômicos, mudam constantemente de órbitas:

    Se analfabeto não fosse das importantíssimas MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS no blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS gratuitamente repassadas:

    Desconfiaria que não em micros-espaços-tempos e sim em MACROS-ESPAÇOS-TEMPOS… MACROS ELEMENTOS ATÔMICOS ORBITAIS que chamam primitivamente de PLANETAS… Também inevitavelmente, mudam de ÓRBITAS!

    Explicamos tudo isso verdadeiramente, no blogger.

    Ou ele é desses tolos que também acham e aguardam que o inexistente NIBIRU chamado erradamente e indevidamente de SEGUNDO SOL, provoque tais mudanças?

    MACRON, pede aos teus cientistas das ciências-ainda-a-avançar, que conhecem apenas 10% da micro-unidade-energética-atômica-termonuclear “micro-átomo” que chamam primitivamente de átomo… Para ELEVAR só um pouquinho a TEMPERATURA desse micro átomo… E ver o que acontece…

    Assim sendo, compreenderiam a VERDADEIRA CAUSA DO AQUECIMENTO QUE NÃO É SÓ GLOBAL E SIM MACROCÓSMICO… E DEVASTADORAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS!

    Vem pra classe, e vem logo, antes que tarde seja!

  9. Mas a abundância continuará no Eliseu e em Versailles. O povo francês fez por merecer qualquer sacrifício que lhe seja imposto pela aristocracia que colocou no poder.

  10. Foi na onda dos partidos verdes, fechou usinas atômicas e agora deveria pedir para os mesmos que pressionaram pelo fechamento destas uma solução. Opa! Ele mesmo estava entre os apoiadores do fechamento, então se vira nós 30! Agora vai começar a reabrir as usinas, certo? Só que não é nem fácil, e nem rápido

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.